História, perguntado por myfer, 8 meses atrás

faça uma pesquisa sobre o mercado de ações no país e relacione os riscos e as oportunidades que esse tipo de investimento oferece. Escolha uma empresa de capital aberto, isto é, que emite papéis negociáveis na Bolsa, procure informações sobre o valor de suas ações.

Soluções para a tarefa

Respondido por SaraJayne4419
1

Investir no mercado de ações não é privilégio de poucos. Se você quer alcançar maiores rentabilidades, basta ampliar seu conhecimento para conhecer melhor o mundo da renda variável.

Mesmo para iniciantes, o mercado de ações possui grandes oportunidades. Mas, é claro, é preciso que esse tipo de operação atenda ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros, como acontece com qualquer aplicação financeira.

Mas antes de explicar o mercado de ações, é preciso estar ciente sobre o próprio conceito do que é uma ação.

Interessado em saber o que é mercado de ações no Brasil e como fazer para investir nele?

Então, siga a leitura!

O que é mercado de ações?

O mercado de ações é o ambiente no qual empresas de capital aberto negociam frações de seu patrimônio. Em geral, as operações de compra e venda acontecem em uma bolsa de valores, mas também podem ocorrer em mercados de balcão.

Você já deve ter visto no noticiário como o mercado financeiro e o mercado de capitais se movimentam. Mudanças políticas, econômicas e em grandes empresas – sejam no Brasil ou em outros países com influência global, provocam reações na bolsa de valores.

No Brasil, o mercado de renda variável está ganhando cada vez mais espaço, em um ambiente que era dominado pela segurança das aplicações em renda fixa.

O medo de investir na Bolsa parece estar passando e cada vez mais pessoas buscam entender como funciona a dinâmica deste mercado.

Existem muitos altos e baixos, mas, na prática, com conhecimento e estratégia é possível buscar boas rentabilidades e manter o risco controlado.

São muitos os mitos e ideias equivocadas sobre o mercado de ações que ainda estão na mente do público em geral. Mas, ao entender sobre o seu funcionamento, fica mais fácil dar o destino certo ao seu dinheiro.

Como funciona o mercado de ações?

Uma forma de entender a dinâmica do mercado de ações de forma simples, é comparando-o a uma feira. No entanto, em vez de mercadorias, as empresas disponibilizam suas ações, também chamadas de “papéis”Ou seja, negociam uma pequena fração do seu patrimônio.

Assim, quanto maior o interesse dos compradores, mais dinheiro elas podem arrecadar e mais seu valor de mercado aumenta.

Ao comprar um lote de ações de uma empresa, o investidor acredita que aqueles papéis irão se valorizar e que, dessa forma, irá obter lucratividade, vendendo a um preço maior do que comprou.

Essa negociação acontece em sua maioria na bolsa de valores, que no caso Brasil, ocorre na B3.

Oscilação de preço

É interessante observar que os valores das ações mudam a todo momento dado sua alta liquidez, sendo definidos pelas transações (compra e venda) que estão ocorrendo durante o pregão.

Por este motivo, investir no mercado acionário é recomendado para aquele investidor que não seja totalmente conservador, pois ele terá que lidar com uma série de oscilações.

Ter controle emocional é fundamental para tomar as melhores decisões.

Perguntas interessantes