Ed. Física, perguntado por bubu07, 1 ano atrás

Faça uma pesquisa sobre o jogo Bete.

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Respondido por euqueroajuda857
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Bete-Alta "(também conhecido como bate-ombro, bete, bets, bets-lombo, betcha , becha, tacobol, casinha, ou lesca) é um jogo de rua que descende do "cricket" britânico, ganhando uma versão popularizada no Brasil como jogo ou brincadeira de rua.

Respondido por Lilly3425
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Resposta:

O objetivo principal do jogo para a equipe rebatedora é rebater a bola para trocar de base e fazer pontos cruzando

os tacos no meio do campo enquanto para a equipe lançadora é tentar derrubar um dos alvos da equipe adversária,

assim trocando de posição com a equipe adversária. Para jogar bets, são necessários dois tacos, dois alvos e uma

bola pequena. A distância entre as bases fica próxima de 10 metros com os alvos atrás de cada base. Este jogo é

jogado por duas duplas, sendo que uma detém os tacos — os rebatedores — e a outra a bola — os lançadores

(sorteio). Cada rebatedor fica posicionado perto de um alvo, com o taco tocando o chão dentro da base. Os lançadores

se posicionam fora do espaço entre as bases, normalmente atrás dos alvos. Eles podem entrar no espaço entra as

bases para pegar a bola, mas os lançamentos devem sempre ser efetuados de trás da base de seu lado do campo.

Enquanto um rebatedor mantiver o taco encostado

na área da base, a base está "protegida", impedindo o lançador que está atrás da

base de derrubar este alvo. Tirar o taco da área da base enquanto a bola não for

arremessada permite que o lançador derrube o alvo de seu próprio lado do campo

usando a bola.

Cada vez que a bolinha é rebatida, os rebatedores podem trocar de base. Se a

bolinha rebatida ficar entra as duas bases, o lançador pode pega-la e pedir “bete-

ombro” (desde que os rebatedores não tenham trocado de base). O rebatedor coloca

o bete sobre o ombro e o lançador pode lançar do local onde pegou a bolinha.

Quando a bolinha é rebatida mas vai para trás da base conta “uma pra trás” (3

“pra trás” perde o bets) Quando a bolinha bate no rebatedor, conta “uma

queimada” (três “queimadas” perde o bets).

Pontuação:

1 ponto para cada troca de base quando a bolinha for rebatida.

2 pontos cada vez que o alvo for derrubado e troca lançador para rebatedor.

7 pontos – Maria Vitória – quando a bolinha rebatida for pega pelo lançador

sem tocar o chão. Troca lançador para rebatedor.

O jogo acaba quando uma dupla atingir a pontuação combinada (exemplo: 7, ou 12 pontos), rebater a bolinha e cruzar os bets no centro do campo de jogo.

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