Geografia, perguntado por daniaoirandir60, 11 meses atrás

Faça uma pesquisa sobre o desastre ambiental que afetou a bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e no
Espirito Santo, em novembro de 2015. Anote as principais informações seguindo o roteiro.
a) O que ocorreu?​

Soluções para a tarefa

Respondido por bielharuki
66

Resposta:se você ainda precisar aqui está a resposta:Desastre Ambiental do Rio Doce. Em 05 de novembro de 2015 uma das barragens de contenção de rejeitos de mineração de propriedade da Samarco Mineração, localizada em Mariana/MG, rompeu liberando, aproximadamente, 50 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos no meio ambiente.

Explicação:


anonimakkkkkk: obg
honey30: obg
jadlavitorias: obg
yngridverissimo22: obg
bryanrossi777: obrigado
gabrielar140409: obg
MnaoprecisasaberM: vlw
Respondido por me4096747
4

Resposta:

Há exatos seis anos, no dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem da Samarco, em Minas Gerais, matou 19 pessoas e despejou 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério no Rio Doce. Esse foi considerado o maior desastre ambiental na história do país.

A lama desceu pelo rio, atingiu várias cidades, chegou na foz do Doce e atingiu o mar no Espírito Santo, na localidade de Regência, em Linhares, 16 dias depois do rompimento. Lá, os pescadores seguem proibidos de pescar.

Por mais de 30 anos, a bordo do barco "Atlandida", Leone sustentou uma família com nove filhos. A embarcação está abandonada desde 2015, quando a lama chegou e a pesca foi proibida.

“A gente tinha uma vida tranquila, pescava na maior tranquilidade. Ia para o mar, para o rio… pescar sem proibição. Os barcos estão abandonados. Faz seis anos que eu não vou no rio para pegar um peixe”,lamentou Leone Carlos, presidente da Associação de Pescadores de Regência.

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) afirmam que a água e os peixes do rio ainda estão contaminados por metais pesados.

“Os nossos estudos têm mostrado que, desde o início dos impactos, essa foz do Rio Doce continua bem contaminada com rejeitos”, afirma Ângelo Bernardino, professor e pesquisador da Ufes .

De acordo com o médico Rafael Hagashi, esses metais se acumulam no corpo humano e a ingestão pode causar doenças.

Perguntas interessantes