Faça uma pesquisa sobre o artista Chuck Close e suas pinturas hiper-realistas do rosto de pessoas conhecidas e desconhecidas. Observar suas imagens de rostos de figuras humanas e compare com as obras do artista Enam Bosokah, tentando identificar:
1.As singularidades.
2.As maneiras com que foram pintados.
3.Os tamanhos das obras.
4.As formas representadas das imagens.
5.As linhas.
6.Os traços de cada artista.
7.As marcas das pinceladas e os traços das canetas.
8.As cores utilizadas.
9.A luz e a sombra.
10.Os sentimentos expressados.
Se puderem ajudar iria agradecer muito, não tem minimo de linhas!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Trabalho de Artes:
a. As singularidades.
Chuck Close é um fotógrafo e pintor americano nascido em Washington, Estados Unidos da América, 1940. Close utiliza como técnica sobretudo o Foto-realismo, técnica em que a pintura é similar a uma fotografia, e que se enquadra no movimento artístico denominado de Hiper-realismo.
Enam Bosokah, jovem que veio de uma família cheia de talentos estéticos e poucos recursos, retratando também crianças e pessoas anônimas, Bosokah consegue arrancar o melhor de sua caneta na hora de criar obras impressionantes. Como diria o filme Moonlight, “sob a luz do luar, garotos negros são azuis”, e o ganense faz da cor uma representação da pele lindamente escura.
b. As maneiras com que foram pintados.
Chuck Close Trabalha com fotografia e transfere a imagem para telas enormes e utilizando-se de pequenas pinceladas ou impressões digitais com tinta.
Enam Bosokah é um artista ganense que desenha retratos impressionantes e realistas utilizando caneta esferográfica.
c. Os tamanhos das obras.
Chuck Close: Suas obras apesar de baseadas em fotografias, podem ter tamanhos gigantescos.
Enam Bosokah: Tamanhos diversos, quadros feitos sob encomenda e medidas.
d. As formas representadas das imagens.
Chuck Close: Vistos de longe os seus quadros parecem fotografias. Vistos de perto são incontáveis pequenos quadros abstratos, com círculos, quadrados, e outras formas. Um dos quadros mais interessantes é o do rosto de uma mulher de idade avançada totalmente pintado com a impressão digital de Close.
Enam Bosokah: Geralmente desenha pessoas negras, usando caneta azul e com traços marcantes, sombras que tornam os desenhos muito reais.
e. As linhas.
Chuck Close: Usa linhas na horizontal e na vertical em pequenos quadrados.
Enam Bosokah: Geralmente usa linhas na mesma direção formando o contorno dos rostos.
f. Os traços de cada artista.
Chuck Close: uso do gradiente (grid), reproduzindo manualmente o processo tecnológico da impressão gráfica (retícula, separação de cores), a pintura de Close produzia um distanciamento emocional da "realidade humana" que seus quadros aparentemente "descreviam" de modo meticuloso.
Enam Bosokah: Seus desenhos, muitos por encomenda, demoram de três a quatro dias para ficarem prontos. O material simples que se transforma em obra prima alimenta ainda mais a sede de Bosokah de se tornar memorável.
g. As marcas das pinceladas e os traços das canetas.
Chuck Close: numa técnica similar à utilizada no Impressionismo e no Pontilhismo. O resultado é uma tela com pequenas pinturas que vistas a uma determinada distância parecem uma única imagem.
Enam Bosokah: tenta captar, a essência de uma pessoa através de um retrato original desenhado apenas com uma caneta esferográfica
h. As cores utilizadas.
Chuck Close: Todas as cores para o hiper-realismo das imagens.
Enam Bosokah: Cores azuis da caneta esferográfica.
a. A luz e a sombra.
Chuck Close A técnica do Fotorealismo baseia-se em Trompe-l’oeil, com a utilização da perspectiva e ilusão de ótica, é possível acentuar formas inexistentes e precisar mais detalhes.
Enam Bosokah: Da mesma forma, apesar de usar apenas uma caneta, os diferentes tons mais claros e mais fortes dão os detalhes da pintura.
j. Os sentimentos expressados.
Chuck Close: Devido às proporções de suas obras, quanto mais o espectador se aproxima da obra, mais abstrata ela se torna. Os retratos do artista baseados em fotografias de si mesmo, da família e amigos, e vários artistas.
Enam Bosokah: “A arte dentro de mim continua crescendo e crescendo. Eu não sei onde a coisa de pintura vai me levar, mas estou disposto a explorar. Quero me aprofundar no assunto e me concentrar no ser interior do meu sujeito, que é o que eu tento captar, a essência de uma pessoa através de um retrato original desenhado apenas com uma caneta esferográfica (…) Eu sou da África e quero inspirar o mundo todo”,
Explicação: espero ter ajudado assim como vocês me ajudam!!!!