Faça uma pesquisa sobre o anima de Aristóteles e enuncie suas ideias centrais
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Resposta:
A filosofia grega teve significativa receptividade no mundo árabe e, particularmente, no mundo muçulmano. Tal fato ocorreu a partir do século VIII, com o interesse pela tradução que os árabes dedicaram às obras de alguns dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga. Platão e Aristóteles figuram entre os que mais influenciaram a filosofia elaborada em terras do Islã.
Ibn Sina ou Avicena (980-1037), como é conhecido no mundo latino, foi o pensador que dedicou grande interesse à filosofia de Aristóteles. Entretanto, se, por um lado, Ibn Sina foi muito influenciado pela filosofia do estagirita, por outro, não é possível afirmar que foi seu fiel seguidor. Discordou e modificou muitos aspectos da filosofia do Primeiro Mestre (al-Mu 'alím al-awal), como Aristóteles ficou conhecido entre os árabes.
Não há dúvida de que Aristóteles, o Aristútálís dos árabes, teve enorme hospitalidade filosófica no mundo islâmico, que conheceu praticamente todas as suas obras, que, num primeiro momento, só foi superada pelo interesse dedicado à hermenêutica alcorânica pelos muçulmanos. O De anima de Aristóteles - os problemas da alma, sua natureza e sua existência - foram muito estudados pelos filósofos muçulmanos, em função das implicações religiosas, ou seja, dos ditos alcorânicos, dessas noções.
Al-Kindi (796-873) foi o introdutor da filosofia do estagirita entre os árabes; al-Farabi (872-950) ampliou consideravelmente o conhecimento a respeito da filosofia aristotélica, e Ibn Sina foi o "O Grande Mestre" (Al-Shaikh, al-Raís) dessa situação. Pode-se dizer que os muçulmanos foram, de fato, também herdeiros de Aristóteles.
No elenco das obras de Aristóteles traduzidas ao árabe, entre os séculos IX e X, encontra-se o De anima, livro que aqui nos interessa.
Tanto o De anima de Aristóteles como o de Kitáb al-Nafs (Livro da Alma), conhecido como o De anima de Avicena, estão no conjunto de conhecimentos que fazem parte da física - como ciência natural - , na qual o homem está inserido; e não na metafísica. Em ambos, a alma é um tema da psicologia concebida em termos de faculdades. Aqui, temos uma primeira e importante coincidência.
Praticamente, as duas obras têm a mesma estrutura, a saber: apresentam o conceito de alma em geral; alma vegetal, alma sensível (animais) e alma intelectiva (humana).