FAÇA UMA PESQUISA SOBRE JOGOS POPULARES
Soluções para a tarefa
Resposta:
jogos e as brincadeiras infantis populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo.
Atualmente, devido ao progresso e às mudanças dele decorrentes, as brincadeiras e jogos infantis populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador.
A evolução urbana também tem contribuído para a extinção dessas atividades. O fato de trocar a moradia em casas por prédios de apartamentos e o processo de insegurança generalizada no País, estão fazendo com que as calçadas deixem de ser um local de divertimento infantil.
ACADEMIA OU AMARELINHA
Desse jogo pode participar qualquer número de crianças. Risca-se no chão, com carvão, giz, ou se for na areia, com um pedaço de pau ou telha, uma figura que parece um boneco com uma perna só, de braços abertos, ou um avião, como também é conhecido em algumas partes do Brasil. As quadras da academia terminam com o céu . São mais sete casas numeradas. A criança que gritar antes a palavra PRIMEIRA inicia o jogo e a ordem de quem vai jogar vai sendo gritada pelas outras crianças, sucessivamente.
QUEIMADO
Os participantes são divididos em dois grupos de crianças. Delimita-se o campo da batalha com a mesma distância para cada lado, traçando-se uma linha no centro chamada de fronteira.
CABO-DE-GUERRA
Os participantes são divididos em dois grupos, com o mesmo número de crianças.
ESCONDE-ESCONDE, MANJA
Também conhecida em Pernambuco como «31 alerta». Uma criança é escolhida para contar até 31 com os olhos fechados em um determinado local chamado de «manja», enquanto as outras se escondem.
BARRA-BANDEIRA OU ROUBA-BANDEIRA
Os participantes são divididos em dois grupos com o mesmo número de crianças. Delimita-se o campo e, em cada lado, nas duas extremidades, é colocada uma bandeira .
BOCA-DE-FORNO
Escolhe-se uma criança para ser o comandante ou o Mestre, que solicita ao resto dos participantes o cumprimento de uma missão.
TÁ PRONTO SEU LOBO?
Uma criança é escolhida para ser o lobo e se esconde.
PASSARÁS
Sem que o grupo de crianças participantes da brincadeira saiba, duas crianças escolhem aleatoriamente dois nomes – podem ser de frutas, flores, animais, etc. – e cada uma guarda o nome escolhido. Posicionam-se em pé, uma de frente para a outra e, de mãos dadas, formam um arco.
ESCONDE A PEIA
Uma das crianças esconde qualquer objeto, enquanto as outras fecham os olhos para não ver onde foi colocado. Depois, todas passam a procurar o objeto. Para conseguir pistas, vão perguntando a quem escondeu: Tô quente ou tô frio?.
«ADEDONHA» OU STOP
A brincadeira pode ter qualquer número de participantes. Precisa-se apenas de papel caneta ou lápis.
Quem preencher todos os itens primeiro, mesmo sem utilizar todo o tempo predeterminado, grita «Stop» e a rodada acaba. Ninguém pode escrever mais nada.
CABRA-CEGA
Escolhe-se uma das crianças para ser a cabra-cega. Coloca-se um venda nos seus olhos, alguém faz com que ela dê vários giros e pede-se que ela tente tocar ou segurar alguma das outras crianças participantes.
QUEBRA-PANELA
No Nordeste, essa brincadeira é comum em festas de aniversários. Pendura-se em um local mais alto, com uma corda ou um fio, uma panela de barro cheia de bombons, «chicletes», chocolates e outras guloseimas.
BOLA DE GUDE
É um jogo muito antigo, conhecido desde as civilizações grega e romana. O nome «gude» tem origem na palavra «gode», do provençal, que significa «pedrinha redonda e lisa». Atualmente, a bola de gude é feita de vidro colorido. Há várias modalidades do jogo, porém a mais conhecida é o chamado triângulo. Risca-se um triângulo na terra e coloca-se uma bola de gude em cada vértice.
POBRE E RICA
Um grupo de crianças de um lado, representando uma mãe pobre com filhos, e apenas uma menina de outro lado, representando a menina rica.
Se a resposta for positiva, a criança vai ficar com a «mãe» rica.
SOBRA UM
Várias crianças formam um círculo e uma fica em pé, fora do círculo. Cada criança escolhe o nome de uma fruta. Quem estiver dirigindo a brincadeira diz:- Eu fui comer uma salada de frutas na casa de fulana. Faltaram banana e abacaxi.
O COELHO SAI
Um círculo formado por crianças de mãos dadas. Coloca-se uma no meio do círculo, que representa o coelho. O «coelho» deve fazer algumas perguntas ou pedir alguma coisa ao grupo. O grupo responde as perguntas ou atende simbolicamente ao desejo do «coelho».
CONCENTRAÇÃO!
Forma-se um círculo com o grupo de crianças. Cada criança escolhe o nome de uma cor. A pessoa que está dirigindo a brincadeira começa: Atenção, muita atenção, concentração, vai começa