Faça uma pesquisa sobre as regras do texto dissertativo. Agora explique essas regras em forma de um texto em 30 linhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O texto dissertativo é composto por três partes essenciais:
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
Explicação: Texto de 31 linhas:
As principais ferramentas para elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo são: dominar a escrita formal, o uso de palavras que nomeiam ideias e conceitos, a ausência de temporalidade, o encadeamento de ideias e presença de marcadores argumentativos.
O objetivo do texto argumentativo-dissertativo é convencer o receptor das ideias apresentadas pelo autor. Assim, o primeiro passo é buscar conhecimento sobre o tema.
Também é preciso ter em mente que argumentar não é informar, mas convencer o leitor por meio de argumentos convincentes, baseados em fatos. O texto dissertativo argumentativo discorre sobre ideias.
Na introdução o assunto é apresentado, é indicada a situação geral sobre o tema e explicado o porquê da pertinência do mesmo.
No desenvolvimento é preciso fazer a revisão de pesquisas sobre o tema e são apresentados os argumentos a favor e contrários. Nesse ponto, a tese é fundamentada e, para tanto, são usados os operadores argumentativos.
O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução. Um argumento é composto duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento.
No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.
No caso da conclusão com proposta de solução, é preciso que o redator apresente soluções práticas e detalhadas acerca dos problemas levantados no texto. Se, por exemplo, o problema discutido na argumentação foi o preconceito contra religiões de matriz africana, a solução deve ser direcionada a essa questão. Uma proposta detalhada, é importante ressaltar, deve determinar:
Agentes (quem executará);
Ações (o que será feito);
Meios (como a solução será produzida);
Efeitos (o que gerará a aplicação da solução).