Artes, perguntado por MillaLady, 8 meses atrás

Faça uma pesquisa sobre as músicas abaixo e responda às seguintes questões:

O que dizem as letras?

O que, de acordo com as letras, é semelhante aos dias de hoje?

O que é diferente?

Considerando que uma metáfora, no sentido amplo, associa termos e cria analogias, há
metáforas nas letras? Cite exemplos.

Música 1: Tropicalia, de Caetano Veloso: Música 2: Alegria, Alegria, e Caetano Veloso; Música 3: Soy
Loco por ti América, de Caetano Veloso: Música 4: Canção para Inglês Ver, de Rogério Duprat e
Mutantes.​

Soluções para a tarefa

Respondido por tayanemartins2511
2

Resposta:

Tropicalia, de Caetano

Explicação:

Essa letra basicamente, relaciona a diversidade do Brasil e seus simbolos, com a tropicalia e sua diversidade musical.

Nessa letra Caetano Veloso tenta explicar o que é a tropicalia(que representa o Brasil, por isso muitas vezes na letra, a tropicalia=movimento=monumento=coisas do Brasil) de forma concreta como se fosse um pintor pintando um quadro, onde pudesse dizer:-O Brasil e a tropicalia está sintetizado nesse quadro que eu pintei.

No meio desse “quadro” que ele comeca a imaginar, supostamente existe um monumento desenhado , tipo uma estátua.Essa estátua é a própria tropicalia=brasil tb.Ele refere-se a ela em vários trechos da letra.A estátua está no MEIO do quadro, que seria o Brasil, uma coisa mais ampla que a própria tropicalia.

Pra começar essa idéia, o Caetano resolve começar a letra dentro de um contexto:Ele se imagina numa estrada, viajando, indo em direção ao monumento para inaugura-lo(Na estrada, ele olha pra cima, ve aviões, olha pros lados vê caminhões, e seu nariz aponta para os chapadões, na direção do planalto central,ou seja, ele se imagina indo pro planalto central inaugurar o monumento.

Metaforicamente, os caminhões e aviões representam o progresso assim como a tropicalia.

Como o monumento está no Planalto Central, da pra entender que a “estátua contida no quadro”, vai ser a IDEIA CENTRAL da letra, mas que além do “monumento”, vão existir outras coisas pintadas no quadro também.

Depois ele começa a pintar seu quadro com coisas do brasil mostrando sua diversidade(através da antitese entre sofisticação-simplicidade

“Viva a bossa”(bossa nova=sofisticação)

“Viva a palhoça”(palhoça=simplicidade)

Lembrando, que ele está exultando coisas do Brasil, através da palavra VIVA.

----------------------------------------------------------

Resposta:

Alegria, Alegria, de Caetano Veloso;

Explicação:      

Análise da letra

A revolucionária letra de Caetano Veloso se inicia com versos que sugerem liberdade, apesar do duro contexto político do país.

Ao cantar "Caminhando contra o vento", o eu-lírico faz do vento uma metáfora para a ditadura militar, que havia instaurado a censura e a repressão no país. O gerúndio do verbo caminhar imprime uma noção de movimento contínuo, apesar de todas as adversidades.

No verso a seguir

Sem lenço, sem documento

vemos a questão do anonimato, o eu-lírico caminha como um sujeito qualquer nas ruas da cidade.

Segundo o próprio Caetano Veloso no livro Verdade Tropical, em Alegria, Alegria vemos "um retrato, na primeira pessoa, de um jovem típico da época andando pelas ruas da cidade com fortes sugestões visuais, criadas, se possível pela simples menção de nomes de produtos, personalidades lugares e funções".

Observando o verso que vem logo a frente ("No sol de quase dezembro"), o compositor situa o ouvinte no tempo e no espaço: já faz clima de verão e é dezembro.

------------------------------------------------------------------------------

Resposta:

Soy  Loco por ti América, de Caetano

Explicação:

Soy Loco Por Ti America" é uma canção composta por Gilberto Gil, Torquato Neto e José Carlos Capinam em 1966, para Caetano Veloso, que a gravou em seu primeiro disco, lançado em 1967. É também o nome de um álbum de Gilberto Gil, lançado em 1987, no qual a canção foi incluída entre outras composições do período em que o cantor esteve no exílio. É uma das músicas mais representativas do Tropicalismo e sua letra contém trechos em espanhol e em português, sendo uma das primeiras canções brasileiras gravadas em portunhol. Saliente-se que a canção acabou confundida como premonitória em razão dos versos... "El nombre Del hombre muerto / Yá non si puede decirlo, quén sabe? / Antes que o dia arrebente.../... El nombre del hombre es pueblo"... pois antecipa em um ano a morte do grande comandante Ernesto Che Guevara, ocorrida no ano seguinte (09/10/1967) na região de La Higuera, Bolívia, hoje considerado o grande mártir da liberdade dos povos latinos americanos. "Soy Loco por Ti América", cantada por Caetano Veloso, é uma releitura dos valores culturais latino americanos sob uma nova ótica revolucionária. Não é gratuito o emprego do português e do espanhol no correr da canção. Não é inconsequente o uso do ritmo da rumba. Para aqueles que estavam viciados pelo esteticismo da Bossa Nova e deslumbrados com o nacionalismo ingênuo de nossas músicas regionalistas (ainda que estilizadas para festivais), soaram estranhos o ritmo cubano e as palavras espanholas na voz de um cantor interpretando compositores baianos.

-------------------------------------------------------------

Perguntas interessantes