História, perguntado por coballg2a, 10 meses atrás

Faça uma pesquisa sobre as Leis Abolicionistas, o que determinavam, o que aconteceu na pratica e quais as consequências para os escravos:

Lei Eusébio de Queirós (1850)

Lei do Ventre Livre (1871)

Lei dos Sexagenários (1885)

Lei Aurea

Soluções para a tarefa

Respondido por Thais252gmel
9

LEI EUZÉBIO DE QUEIRÓS (1850)

Promulgada no Segundo Reinado, proibiu a entrada de africanos escravos no Brasil, criminalizando quem a infringisse.

O que aconteceu na prática? A doação ou a posse das terras seria proibida, teria pagamento de impostos territoriais que ainda tinham escravos, vale lembrar que os preços das terras era muito elevado. Por isso, imigrantes e pobres não tinham acesso aquelas terras, então tinham que trabalhar para proprietários e comerciantes de renda mais elevada.

Consequências para os escravos: Tráfico Interprovincial - o mercado de escravos passou a ser interno. Pessoas compravam mão de obra escrava de outras províncias (de outros estados)

LEI DO VENTRE LIVRE (1871)

A Lei do Ventre Livre ou Lei Rio Branco declara livres os filhos de mulheres escravas nascidas no Brasil a partir da aprovação da lei.

O que aconteceu na prática? Os filhos das mulheres escravas, a partir da lei, tinham o direito de ficar com a mãe até os oito meses de idade. As opções do "senhor" eram: Indenização dos Estados, ou o garoto devia trabalhar até os 21 anos de idade. A lei representante, na prática, um passo tímido na direção da escravatura;

Consequências para os escravos: Quem era escravas e tiveram filhos antes da lei, como um mês antes, por exemplo, não tiveram sorte, além dos filhos que já nasciam escravos.

LEI DOS SEXAGENÁRIOS (1885)

Conhecida também como Lei Saraiva Cotegipe, garante liberdade dos escravos de 60 anos ou mais, cabendo aos seus proprietários, a indenização.

O que houve na prática?  A abolição foi o resultado de uma manifestação contra a escravatura.

Consequência para os escravos: os escravos que eram libertos, já estavam na metade da sua vida, muitas vezes em condições precárias.

LEI ÁUREA

A lei assinada em 13 de maio de 1888, foi resultado de todas as alforrias dos escravos comprada por Isabel.

Não houve nenhuma consequência para os escravos, mas, para seus antigos senhores, a coisa piorou e muito.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes