Ed. Física, perguntado por gabrieltorres3315, 10 meses atrás

Faça uma pesquisa sobre as capacidades Aeróbia e capacidades Anaeróbia​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariacarollina99
0

Resposta:

Capacidade anaeróbia é a eficiência do metabolismo em gerar ATP através da via glicolítica, com ausência ou carência de oxigênio (FOSS, 2000). A criança apresenta particularidades em realizar atividades de cunho anaeróbio, visto que não produzem lactato como os adultos, tanto em exercícios máximos quanto em submáximos, ou seja, as crianças possuem menor capacidade glicolítica, possivelmente em decorrência da quantidade limitada das enzimas fosfofrutoquinase e lactato desidrogenase (WILMORE E COSTIL, 2001). Já a capacidade aeróbia é a eficiência em gerar ATP através da via oxidativa, metabolismo predominante em atividades de longa duração e baixa ou moderada intensidade. A via metabólica aeróbia em crianças é utilizada com maior eficiência comparada à anaeróbia e as crianças utilizam tal metabolismo de forma tão eficiente quanto os adultos (CAMPOS e BRUM, 2004).

   Os processos de crescimento, desenvolvimento e maturação biológica estão diretamente ligados com o desenvolvimento tanto da capacidade aeróbia, quanto anaeróbia e uma série de mudanças morfo-fisiológicas aproxima o indivíduo da fase adulta. Além disso, ainda devemos considerar os aspectos genéticos e culturais, que podem aumentar a variabilidade dessas respostas entre os indivíduos (MALINA e BOUCHARD, 1991).

   Não é sabido se existe relação direta da aptidão aeróbia e anaeróbia durante a infância e a puberdade. Em adultos, o treinamento da aptidão anaeróbia altera especificamente seu metabolismo e o mesmo ocorre para o treinamento da aptidão aeróbia. Já em crianças um tipo de treinamento predominantemente anaeróbio pode alterar a aptidão aeróbia concomitantemente (McMANUS, ARMSTRONG e WILLIAMS, 1997). Dessa forma, faz-se necessário conhecer se a criança que possui uma boa aptidão aeróbia também tem boa aptidão anaeróbia e se esta relação se altera durante os diferentes estágios maturacionais. Neste sentido, o propósito deste estudo é verificar a relação entre potência anaeróbia e aeróbia, de meninos pré-púberes e púberes em diferentes estágios maturacionais.

Metodologia

Amostra

   Foram selecionadas 183 crianças pré-púberes e púberes, do sexo masculino, com faixa etária variando entre 7 a 14 anos, classificadas nos estágios maturacionais de 1 a 4 propostos por Tanner (Tabela 1). Os meninos eram praticantes de diferentes modalidades esportivas de um clube de lazer e todos tiveram o termo de consentimento livre e esclarecido assinado pelos responsáveis.

Perguntas interessantes