Faça uma pesquisa sobre a malária (10 linhas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
A malária é uma doença causada por protozoário que é transmitida principalmente pela picada da fêmea de algumas espécies de mosquitos do gênero Anopheles, os quais são chamados popularmente de mosquito-prego, carapanã, bicuda, entre outros. Como sintomas da doença, podemos citar febre alta, calafrios e sudorese, sintomas esses que aparecem geralmente em padrões cíclicos. A doença, se não tratada adequadamente, pode levar a pessoa à morte, sendo considerada um grave problema de saúde pública. Entretanto, é importante lembrar que o tratamento é eficaz, seguro e é oferecido gratuitamente pelo SUS.
Explicação:
Resposta:
A malária é uma doença febril causada por um protozoário do gênero Plasmodium. As espécies que podem causar malária em seres humanos são Plasmodium falciparum, P. vivax, P. malariae, P. ovale e P. knowlesi. Vale destacar, no entanto, que nem todas essas espécies são encontradas no Brasil, sendo esse o caso das P. ovale e P. knowlesi. No que diz respeito ao protozoário responsável pelo maior número de casos no nosso país, destaca-se o P. vivax, responsável por 90% de todos os casos, sendo esse parasita de baixa letalidade. No quesito letalidade, destaca-se o P. falciparum.
O vetor dessa doença é o mosquito do gênero Anopheles, popularmente conhecido como mosquito-prego ou carapanã. Ele se contamina ao picar uma pessoa contaminada, tornando-se capaz de transmitir a doença para outros indivíduos.
A malária é uma doença transmitida, principalmente, pela picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles contaminada. Esses mosquitos, geralmente, são mais abundantes durante o amanhecer e o fim da tarde. Apesar da transmissão da malária ocorrer, principalmente, pela picada de uma fêmea do mosquito, a doença pode ser adquirida de outras formas. Transfusão de sangue, forma congênita, compartilhamento de seringas e acidentes de trabalho (pessoas que trabalham em hospitais e laboratórios) são algumas das formas de transmissão.
A malária é transmitida, principalmente, por meio da picada do mosquito, portanto, deve-se evitar o contato do ser humano com esse vetor. Algumas formas de prevenção são:
utilizar telas de proteção nas janelas e portas;
fazer uso de mosquiteiros;
utilizar repelentes;
fazer uso de roupas que protegem braços e pernas.
Vale destacar que, até o momento, não existem vacinas contra a malária.
No Brasil, os principais focos da doença estão na região chamada de Amazônia Legal, da qual fazem parte os estados Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.