Química, perguntado por sjsjshiansjia, 9 meses atrás

Faça uma pesquisa sobre a importância e características dos elementos abaixo no nosso
Cotidiano.
OBS: Quanto mais completo o trabalho estiver melhor.

a) Lítio (Li) :

b) Magnésio (Mg) :

c) Sódio (Na):

d) Potássio (K):

e) Iodo (I):

f) Zinco (Zn):

g) Cobre (Cu):

h) Cloro (Cl):

i) Alumínio (Al):

j) Oxigênio (O):

Soluções para a tarefa

Respondido por dayanerodriguesdasil
1

Resposta:

a) Lítio (Li) :

O lítio é utilizado no tratamento do transtorno bipolar. Os sais de lítio também podem auxiliar para casos de diagnósticos relacionados como transtorno esquizoafetivo e depressão nervosa. A parte ativa destes sais é o íon do lítio Li+.

b) Magnésio (Mg):

O magnésio (Mg) é o quarto cátion (íon com carga positiva) mais presente em organismos vivos; no ser humano, ele só perde para cálcio, potássio e sódio. Na agricultura, a importância do magnésio está em sua forma: ele é um importante macronutriente secundário adsorvido pelos coloides no solo.

c) Sódio (Na)

Na quantidade recomendada (2,4g por dia), o sódio: Regula o volume sanguíneo; Tem papel importante nos impulsos nervosos; e. Auxilia na contração muscular.

d) Potássio (K):

A importância do potássio para a saúde. O potássio é um mineral muito importante para o funcionamento adequado de todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano. É também um eletrólito, uma substância que conduz a eletricidade no corpo, juntamente com o sódio, cloreto, cálcio e magnésio.

e) Iodo (I):

O iodo é um mineral necessário para a síntese dos hormônios tireoidianos que irão regular as funções do organismo, sua deficiência pode levar ao bócio e seu excesso pode causar intoxicação. O funcionamento correto da glândula tireoide depende do iodo.

f) Zinco (Zn):

O zinco é um mineral necessário para o funcionamento adequado do sistema imunológico. O organismo não produz zinco, por isso são necessárias fontes externas para seu suprimento. O zinco é um componente essencial do sítio ativo de muitas enzimas e desempenha uma função essencial em centenas de processos corporais.

g) Cobre (Cu):

O cobre ajuda na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes, também contribui para a síntese de neurotransmissores, formação da bainha de mielina e regulação da expressão gênica. O cobre ainda ajuda a regular a quantidade de ferro no organismo e na formação de tecidos conjuntivos.

h) Cloro (Cl):

É um dos mais importantes minerais na regulação da pressão osmótica, pois o cloro ionizado, juntamente com o sódio, mantém o balanço aquoso; ... - O cloro secretado pela mucosa gástrica como ácido clorídrico acarreta a acidez necessária para a digestão no estômago e para a ativação de enzimas.

i) Alumínio (Al):

O uso cada vez maior de produtos de alumínio – prova de sua importância para a vida moderna – está relacionado às suas propriedades naturais, como leveza, resistência à corrosão e alta condutividade térmica, que justificam a intensiva utilização do metal em embalagens e utensílios domésticos.

j) Oxigênio (O):

O oxigênio é o elemento da vida. Ele é responsável por nosso processo de respiração e também está envolvido na fotossíntese das árvores. ... O elemento é muito importante na química orgânica. Ele está diretamente envolvido no ciclo energético dos seres vivos, e é essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos.

Perguntas interessantes