Faça uma pesquisa sobre 3 doenças causadas por protozoários, destacando seus sintomas, profilaxia e tratamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:doença de chagas
elefantíase
amebíase
Explicação: Trypanossoma cruzi é o protozoario causador da doenca de chagas,sua profilaxia é tomar açaí e caldo de cana confiáveis,e evitar casas de pau a pique também.
Existem dois medicamentos que são utilizados para tratar a infecção por Trypanosoma cruzi, e só um deles é usado no Brasil, o benzonidazol, produzido pelo Laboratório Federal de Pernambuco (Fafepe). O Sistema Único de Saúde distribui o medicamento após a indicação médica, seja em casos agudos ou crônicos. No entanto, não há garantia ainda de eficácia total do tratamento, que varia muito. Boa alimentação e fortalecimento do sistema imunológico dos portadores da doença de Chagas, bem como uma atenção integral no sistema de saúde são procedimentos que retardam a evolução da doença.
elefantíase:causada por um parasita nematódeo, chamado Wuchereria bancrofti e conhecido como filária
O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários, como Dietilcarbamazina e Ivermectina, entretanto, quando a doença atinge a fase crônica, nem sempre é possível atingir a cura, devido à intensa inflamação já causada nos vasos linfáticos.
A prevenção da elefantíase é feita se evitando o contato com mosquitos transmissores, através de medidas como:
Uso de mosquiteiro para dormir;
Telas nas janelas e nas portas;
Evitar deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, por exemplo;
Usar repelente diariamente;
Evitar locais com moscas e mosquitos;
amebíase:A amebíase é uma doença infecciosa causada por um protozoário, o E. histolytica. Cerca de 80% dos portadores são assintomáticos, sendo essa a principal dificuldade para a diminuição do número de casos.
A E. histolytica possui dois estágios evolutivos: cisto e trofozoíta. Os cistos são a forma infectante, sendo adquiridos por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes.
melhoria da condição sanitária com saneamento básico e educação da população sobre essa doença são principais formas de evitar,tendo como tratamento três tipos de amebicidas: os que atuam diretamente na luz intestinal, os tissulares que atuam no intestino e no fígado, e por aqueles que atuam tanto na luz intestinal quanto nos tecidos. Além da medicação, é necessário melhorias nos hábitos de higiene alimentar.