Saúde, perguntado por quitgabe, 2 meses atrás

faça uma pesquisa de 40 linhas sobre doenças transmitidas pela água contaminada (esgoto)​

Soluções para a tarefa

Respondido por hcpo2019
0

Resposta:

1. Diarreia por Escherichia coli
A bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. coli, a princípio, não é maléfica para o ser humano. Esse micro-organismo costuma viver de forma harmoniosa no intestino de animais de sangue quente, como aves e mamíferos.

2. Amebíase
A amebíase é causada por um protozoário que recebe o nome de Entamoeba histolytica. Esse agente infeccioso libera cistos, formas inativas e resistentes, capazes de sobreviver por muito tempo no ambiente. Sendo assim, a ingestão de água e alimentos contaminados com esses cistos aparece como a principal forma de transmissão da doença.


3. Cólera

A bactéria Vibrio cholerae é o agente causador da cólera, doença que se manifesta por meio de uma diarreia leve em 80% dos casos. Porém, também existem casos graves dessa enfermidade, em que episódios constantes de diarreia aquosa podem levar a pessoa enferma a perigosos quadros de desidratação.

4. Leptospirose

Esgoto a céu aberto, enchentes, falta de água encanada… Esses e outros problemas relacionados à falta de saneamento básico possibilitam a transmissão da leptospirose. Essa doença é causada por bactérias do gênero Leptospira, presentes na urina de roedores e outros animais, que penetram no nosso corpo pela pele.


5. Disenteria bacteriana

As bactérias do gênero Shigella são os agentes causadores da disenteria bacteriana. Uma pessoa infectada por esses micro-organismos pode apresentar dores abdominais, febre e diarreia com fezes sanguinolentas. Em casos mais graves, além da ingestão de líquidos para combater a desidratação, pode ser indicada a administração de antibióticos.



6. Hepatite A

A hepatite A é uma doença que pode manifestar sintomas ou não. Apenas uma pequena parcela de doentes apresenta febre, dores musculares, vômito, icterícia, fezes amareladas e urina escura. Apesar disso, qualquer pessoa infectada é capaz de transmitir o vírus causador da enfermidade, denominado VHA.



7. Esquistossomose

Também conhecida como barriga d’água, a esquistossomose é uma doença que pode ter sérias complicações. Isso porque os vermes platelmintos do gênero Schistosoma, agentes causadores da infecção, vivem nas veias de importantes órgãos — como o intestino e o fígado. Esses vasos podem se romper com a presença dos parasitas, o que acarreta sérios sintomas, como aumento do volume abdominal, diarreia e sangue nas fezes.



8. Febre tifoide

A febre tifoide é mais uma doença relacionada à falta de um sistema adequado de tratamento de água e esgoto. O agente infeccioso causador dessa enfermidade é a Salmonella enterica do sorotipo Typhi, uma bactéria que pode gerar mal-estar, dores, febre, problemas intestinais e até cardíacos.



9. Ascaridíase

Você provavelmente conhece alguém que já teve lombriga. A ascaridíase, que também recebe esse nome popular, é muito comum no mundo todo. O verme causador da infecção é um nematelminto de corpo longo e cilíndrico, denominado Ascaris lumbricóides.




10. Dengue

A dengue se tornou uma das doenças de veiculação hídrica mais comuns. A patologia tem curta duração e gravidade variável, e é causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Ao contrário dos mosquitos comuns (Culex), esses pernilongos picam durante o dia.




11. Rotavírus

O rotavírus é um importante agente transmissor de gastroenterite. A doença tem transmissão hídrica e por alimentos contaminados. O contato entre pessoas saudáveis e contaminadas também é um fator de extrema importância para a disseminação da patologia, afetando indivíduos que trabalham em espaços fechados como hospitais, creches e escolas.



12. Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário. Ela é transmitida por meio da ingestão de água e alimentos contaminados por fezes de animais portadores do micro-organismo ou pelo consumo de alimentos mal lavados.

Perguntas interessantes