Química, perguntado por iago2021, 8 meses atrás

faça uma pesquisa de 1 tipo de agrotóxico, sua composição, sua classificação toxicológica e a DL50 do produto. *​

Soluções para a tarefa

Respondido por dalete0008
1

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com as pragas que controlam, com a estrutura química que os compõe ou com os danos que provocam à natureza e à saúde humana. 

Vamos falar sobre: Inseticidas → controlam insetos.

Os inseticidas são comumente classificados de acordo com sua composição química.

  • 1. Organoclorados (DDT, BHC, HHC): são compostos orgânicos que apresentam átomos de cloro em ligações covalente na cadeia. Trata-se de substâncias altamente tóxicas, de grande poder de acumulo na cadeia alimentar, de toxidade crônica, ou seja, seus efeitos se manifestam de forma lenta pelo organismo, insolúveis em água, lipofílicos (afinidade com gorduras) e de caráter cancerígeno.
  • 2. Organofosforados (PARATHION, MALATHION, ORTHENE, BIDRIN): são ésteres do ácido fosfórico. Menor teor de toxidez com relação aos organoclorados, porém, são absorvidos pelo organismo humano através de todas as vias possíveis (respiratória, gastrointestinal, dérmica, por membranas de mucosas.
  • 3. Carbamatos (CARBARYL, METHOMIL, FURADAN): são ésteres do ácido carbâmico, muitas vezes sintetizados a partir de compostos organofosforados. Apresenta toxidade aguda média, baixo acúmulo no meio ambiente, são insolúveis em água, pouco absorvidos pelo organismo humano e bastante utilizados no controle de insetos em estocagem de grãos
  • 4. Piretróides (RIPCORD, TALCORD, BELMARK): o nome vem do termo piretro que são flores secas dotadas de pitetrina, substância que tem carácter inseticida. Os piretróides são aplicados no controle de moscas pretas, mosquitos da malária, baratas, percevejos e pulgas. São solúveis em água e por isso altamente letal a espécies aquáticas.

B. thuringiensis e triclorfom as respectivas DL50 de 0,73; 115,29 e 0,08 mg/abelha. Para o malatiom inferiu-se uma DL50 superior a 0,04 mg/abelha.

Na aplicação tópica, todos os inseticidas foram considerados altamente tóxicos exceto B. thuringiensis que foi relativamente não tóxico.

Perguntas interessantes