Geografia, perguntado por correaleticia896, 4 meses atrás

faça uma pequena dissertação dos desafios do século XXI​

Soluções para a tarefa

Respondido por fastamina
2

Resposta:

Os jovens brasileiros nascidos a partir de 1995, conhecidos como geração Z, convivem em um mundo conectado digitalmente pela internet. Logo, essas pessoas são as mais afetadas pelos problemas da contemporaneidade como, a tendência solitária mundial e os padrões impostos pela cultura do universo digital. Dessa forma, essas questões se apresentam como alguns dos principais desafios dos jovens do século XXI.

A princípio, consoante ao filósofo Walter Benjamin, as tecnologias mudam a percepção da realidade. Acerca do exposto, percebe-se que as relações sociais dos tempos modernos são sequestradas pelas ferramentas virtuais. Dessa maneira, é visível que os jovens vivem a maior parte do tempo conectados em redes sociais, lugar onde encontram relações superficiais e, muitas vezes, falsas de amizade e afeto, além disso trocam atividades em família e com amigos pela conexão constante nessas mídias e, como consequência, vivem isolados em um universo próprio. Assim, como o homem é um ser social - segundo definição de Aristóteles- , suas relações digitais supérfulas e o isolamento, ao longo prazo, trazem questões de saúde à tona, pois problemas psicológicos como a depressão são mais suscetíveis quando o indivíduo não tem interações sociais fortes e verdadeiras, ou seja, quando ele não "vive" no mundo real.

Ademais, o filósofo Foucault afirma que a sociedade e seus padrões vigiam as pessoas. Diante disso, mostra-se como outro grave problema da geração Z a padronização de diversos aspectos na sociedade digital. Nesse sentido, em tempos modernos a internet padroniza desde a cultura, até o corpo ideal, sendo assim, os jovens que não se enquadram nos requisitos impostos pelas mídias são imensuravelmente prejudicados e segregados dentro delas, pois não conseguem encontrar nenhum ambiente nessas redes que os aceitem com suas peculariedades. Desse modo, muitos desses internautas fazem loucuras para obter a aprovação da comunidade online como, a busca pelo corpo perfeito e a desapropriação de sua própria cultura. Tais atos mostram o tamanho dessa problemática.

Portanto, é evidente que essa massa de brasileiros precisa conviver ponderadamente com o mundo digital. Para tanto, é dever do Governo Federal, junto ao Ministério da Educação,  estimular os jovens do país a adotar um estilo de vida diferente, por meio da criação de campanhas nas próprias redes sociais e nos canais de televisão e comunicação que tragam especialistas da área de relações sociais, os quais estimularão esses indivíduos a reavaliar seus ideais e sua realidade. Junto a isso, os  promotores da campanha irão propor a experimentação de mudanças nas interações sociais atuais dos jovens, com o convencimento de que o "mundo real"  fornece atividades melhores e muito mais saudáveis que o isolamento e padronização advindas das redes online. Por fim, visa-se, dessa maneira, que a geração Z propicie a si mesma uma vida voltada para uma maior integração social e para a convivência equilibrada entre esses dois mundos.

Perguntas interessantes