Faça uma lista de onde podemos encontrar
os fungos em nosso dia-a-dia.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Na alimentação os fungos são usados principalmente na culinária vegetariana pelo fato de ser excluída a carne (frango, peixe, carne vermelha, frutos do mar) do cardápio, para suprir a falta de alguns nutrientes são usados os cogumelos, por exemplo: Basidiomicetos, champignon, shitake, shimeji, portobelo, paris, etc.
O shitake e o champignon são os dois mais conhecidos e usados há séculos na alimentação.
Outros exemplos que nem imaginamos, mas estão presentes na produção de alimentos que consumimos diariamente são:
P. camembert: Utilizado na produção de queijo camembert;
S. cerevisiae: Utilizado na produção de saquês e uísque;
Aspergillus lividus: Utilizado na produção de ácido cítrico.
Saccharomyces cerevisiae: Utilizado na produção do pão e da cerveja;
S. ellipsoideus: Utilizado na produção do vinho;
Penicillium roqueforti: Utilizado na produção de queijo roquefor.
Além de serem muito utilizados para fins nutricionais, os fungos também são úteis para outros meios, como a agricultura, onde espécies como a Beauveria bassiana, Nomuraea rileyi e Metarrhizium anisopliae são utilizadas no controle biológico de besouros e outros organismos que causam danos às plantações.
FUNGOS NA MEDICINA
Além de estarem presentes na culinária, os fungos executam outros papéis na natureza como por exemplo a capacidade de ajudar na medicina. Diversos fungos produzem compostos que são capazes de matar bactérias, e por esse motivo podem ser usados na fabricação de medicamentos, esses compostos tem o nome de substâncias bactericidas.
A partir destes compostos podem ser fabricados antibióticos, como a penicilina, empregada para combater as doenças infecciosas causadas por várias bactérias, em um geral, existem cerca de 600 tipos de fungos que podem ser utilizados para fins nutricionais e medicinais por serem fonte de fibras e proteínas