Faça uma lista de 10 substâncias conhecidas no cotidiano explicando suas propriedades e identificando seu pH como sendo ácido, básico ou neutro
Soluções para a tarefa
Indicadores ácido-base
Os indicadores ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que têm a propriedade de mudarem de cor em função do pH do meio.
O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, refere-se à concentração de íons [H+] ( ou H3O+) em uma solução. Quanto maior a quantidade desses íons, mais ácida é a solução.
Desse modo, os indicadores apresentam uma cor quando estão em meio ácido e outra cor quando estão em meio básico.
A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio.
Abaixo temos alguns exemplos de soluções do cotidiano com o pH próximo ao indicado pela escala, a 25ºC. No entanto, geralmente os valores de pH e pOH (potencial hidroxiliônico – indica a concentração de íons OH-, sendo que quanto maior, mais básico é o meio) são decimais.
Assim, os indicadores ácido-base são também usados para indicar os valores aproximados de pH.
O sistema de funcionamento dos indicadores é o seguinte: geralmente eles são um ácido fraco ou uma base fraca que entra em equilíbrio com a sua base ou ácido conjugado, respectivamente, que apresenta coloração diferente. Veja um exemplo:
Indicador ácido + H2O ↔ H3O+ + Base conjugada
(cor A) (cor B)
Quando esse indicador genérico entra em contato com um meio ácido, segundo o Princípio de Le Chatelier, o equilíbrio é deslocado no sentido de formação do ácido fraco, ficando com a cor A. Por outro lado, se o indicador entrar em contato com um meio básico, os íons OH- da solução básica irão reagir com os íons H3O+ do indicador. Desse modo, o equilíbrio será deslocado no sentido de repor os íons H3O+, ou seja, para a direita, que é também o sentido de formação da base conjugada, e o sistema adquire a cor B.
Para que a mudança de cor possa ser vista a olho nu, deve haver uma alteração de duas unidades no valor do pH.
Talvez não seja de seu conhecimento a vasta utilização dos compostos químicos em nosso cotidiano, então acompanhe a lista de algumas substâncias que fazem parte de nossa vida:
Vamos começar pelos óxidos:
Hidróxido de sódio (NaOH): é preciso tomar cuidado com este composto, pois é altamente corrosivo, você já ouviu falar em soda cáustica? Este é o nome popular do NaOH, que é usado para fabricar detergente e sabão.
Hidróxido de magnésio (MgOH2): o laxante e antiácido leite de magnésia é obtido a partir deste óxido.
Óxido de cálcio (CaO): mais conhecido como cal viva, este composto é usado nas construções civis e também na agricultura. O CaO possui a propriedade de absorver a umidade.
Sulfato de Bário (BaSO4): empregado como contraste para raios X do estômago e do intestino.
Sacarose (C12H22O11): é nosso popular açúcar, esta substância pode ser obtida da cana ou da beterraba e é usada para adoçar alimentos.
Monóxido de carbono (CO): gás tóxico proveniente da combustão incompleta da gasolina, a conseqüência que traz para o organismo é em relação à atividade respiratória (falta de ar), este gás bloqueia o transporte de oxigênio no sangue.
Dióxido de carbono (CO2): é produto de reações de combustão e possui uma finalidade para as plantas: auxiliar no processo de fotossíntese.
Etanol (C2H5OH): é também conhecido como álcool etílico; além de ser usado como combustível é um poderoso anti-séptico usado para a desinfecção de ambientes hospitalares.
Leite de magnésia: hidróxido de magnésioO leite de magnésia é um produto alcalino utilizado para tratar azia, acidez estomacal e constipação (prisão de ventre). Muito usado como laxante, ele é composto principalmente por hidróxido de magnésio e água, possui um preço acessível e é facilmente encontrado em farmácia.
água oxigenada: peróxido de hidrogênio .Sendo assim, a água oxigenada é indicada para desinfetar feridas com segurança, praticidade e eficácia. Versátil, este medicamento também pode ser utilizado para descolorir pelos e cabelo, retirar manchas de roupas, tratar fungos e muitas outras coisas.
gás carbônico: dióxido de carbono O gás carbônico é um composto químico presente em apenas 3% da composição do ar. Na atmosfera, o gás é advindo da respiração dos seres vivos e pelo processo de combustão. Inclusive, é por meio do dióxido de carbono que as plantas conseguem produzir açucares no processo de fotossíntese.