História, perguntado por gaabiii32, 1 ano atrás

faça uma lista apontando as consequências da segunda guerra mundial

Soluções para a tarefa

Respondido por BieelGT
3
Marcos Emílio Ekman Faber

A maior e pior consequência da Segunda Guerra foi, sem dúvida, os milhares de soldados e civis mortos durante o conflito. Somente entre judeus foram aproximadamente 6 milhões de perdas, principalmente, em campos de concentração nazistas. Mas não foram somente judeus os que sofreram com os campos de concentração, milhares de poloneses, ciganos, homossexuais, eslavos entre outros tiveram o mesmo fim.

Tabela de mortos durante a Segunda Guerra Mundial

País

Militares

Civis

Total

URSS

10,7 milhões

11,4 milhões

22,1 milhões

Alemanha

5,5 milhões

1,8 milhões

7,3 milhões

França

212 mil

350 mil

562 mil

Itália

301 mil

153 mil

454 mil

Inglaterra

382 mil

68 mil

450 mil

EUA

416 mil

1.700

417,7 mil

No mundo

25 milhões

41,6 milhões

66,6 milhões

A Segunda Grande Guerra foi o conflito bélico com o maior número de baixas da história da humanidade. Nunca uma guerra produziu tantos mortos entre civis e militares. Por outro lado, o motivo para o baixo número de mortes civis nos Estados Unidos ocorreu por não ter ocorrido guerra em seu território.

Já a Alemanha, derrotada na Guerra, foi dividida em Alemanha Ocidental(capital em Bonn), ficando debaixo da autoridade dos Estados Unidos, e Alemanha Oriental (capital em Berlim), ficando sob a tutela da União Soviética.

Quanto a Berlim, capital da Alemanha, também foi dividida em Berlim Ocidental (capitalista, controlada pelos EUA) e Berlim Oriental (comunista, controlada pela URSS). Em 13 de agosto de 1961 foi construído o Muro de Berlim, como a cidade ficava no território da Alemanha Oriental (comunista) o muro foi construído de forma a que circulasse toda a parte Ocidental (capitalista). Sair de Berlim Ocidental somente era possível por trem (sem que houvesse paradas em solo Oriental) ou por avião. A cidade acabou se tornando no cartão de visitas dos dois blocos (capitalistas e comunistas).

Outra medida de extrema importância no Pós-Guerra foi a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), órgão responsável por mediar conflitos internacionais. A ONU substituiu a Liga das Nações.

Inglaterra e França, assim como outras nações europeias, saíram da guerra em grave crise social, política e econômica. Também tiveram de iniciar um doloroso processo de reconstrução infraestrutural do país, afinal, boa parte das fábricas e usinas de abastecimento estavam em ruínas ou completamente destruídas.
Já a União Soviética, maior potência comunista do planeta, saiu do conflito bastante fortalecida, passando a disputar com os Estados Unidos a liderança mundial.

Quanto aos países do Leste Europeu, libertados do jugo nazista pelo Exército Vermelho (URSS), passaram a apoiar a União Soviética. Países como Tchecoslováquia, Iugoslávia, Romênia, Hungria, Polônia, Bulgária e Albânia, tronam-se comunistas e aliadas da URSS.

Por outro lado, os Estados Unidos, que também saíra fortalecido do conflito mundial, passou a liderar o chamado mundo capitalista. Com isso, se a URSS assumiu a tarefa de reconstrução dos países da Europa Oriental (Leste), os Estados Unidos se comprometeram com a reconstrução da Europa Ocidental (Oeste).

Motivos da liderança estadunidense no mundo capitalista

Entrou somente na segunda metade da Guerra (dezembro de 1941);

Não existiu guerra em seu território;

Conforme a Guerra avançava, tornou-se credor dos países em conflito;

Praticamente não teve baixas civis;

Não sofreu com ataques à suas fontes de energia;

Desenvolveu uma avançada tecnologia militar, o que lhe trouxe muitos ganhos no Pós-Guerra.

Por tudo isso, os EUA saíram da Segunda Guerra Mundial como a maior potência do mundo capitalista.

Perguntas interessantes