faça uma linha do tempo dos principais eventos da pré 2° guerra; 2° guerra e seu desenrolar; resolução da 2° guerra; criação do Estado de Israel; e a Guerra das Coréias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É um pouco grande
Explicação:
Agosto
1 de Setembro de 1939: os alemães derrubam a fronteira da Polônia. Tem início a II Guerra Mundial.
31: Em 31 de Agosto, às 20h, Sturmbannführer Alfred Naujocksm do Seicherheitsdienst (serviço de segurança alemão), realizou um assalto simulado à estação de rádio alemã em Gleiwitz, na Alta Silésia. Levou consigo uma dúzia de criminosos condenados (conhecidos como 'konserwen', 'latas' ), vestidos em uniformes poloneses. Tiros foram disparados, slogans patrióticos poloneses enviados através da rádio e os "agressores" saíram. Soldados da SS encontraram estes criminosos vestidos com uniformes poloneses e os metralharam. Mais tarde, fotografias dos corpos ensanguentados destes foram exibidos a correspondentes estrangeiros como prova de agressão polonesa[1].
Setembro
1: Às 2h de 1º de setembro o Primeiro Regimento Montado da Wehrmacht é despertado para início da invasão à Polônia[2].
1: A Invasão da Polônia começa às 4h45 com o encouraçado alemão SMS Schleswig-Holstein abrindo fogo contra as guarnições polonesas da Westerplatte em Danzigue, (hoje Gdansk). O Reino Unido e a França ordenam uma retirada imediata da Alemanha. É marcado o início da Segunda Guerra Mundial.
2: Começam os primeiros conselhos políticos e diplomáticos da Segunda Guerra Mundial pelos responsáveis ao ataque à Polônia. O Brasil, a Espanha e a República da Irlanda declaram neutralidade.
3: O Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia declaram guerra à Alemanha às 11:15 e a França junta-se na guerra às 15:00. A Segunda Batalha do Atlântico inicia-se com a Marinha Alemã a entrar em ação. A Bélgica, a Espanha, os Países Baixos e a Iugoslávia declaram neutralidade. O navio britânico SS Athenia é torpedeado pelo submarino alemão U-30 e torna-se o primeiro navio da Segunda Guerra Mundial a ser torpedeado por um submarino alemão.
4: Iniciam-se as operações aliadas no ar da Europa com o ataque da Real Força Aérea em alvos navais alemães. O Japão declara neutralidade. O Nepal declara guerra à Alemanha.
5: Tropas alemãs atravessam o Rio Vístula. Os Estados Unidos declaram neutralidade.
6: A África do Sul declara guerra à Alemanha. O Egito rompe as relações diplomáticas com a Alemanha.
7: Patrulhas francesas entram na Alemanha numa região próxima a Saarbrücken.
10: O Canadá declara guerra à Alemanha.
11: O Iraque rompe as relações diplomáticas com a Alemanha.
17: A União Soviética declara guerra à Polônia e inicia a invasão do país a Leste, ocupando o território da linha Curzon, como Białystok e leste da Galícia (Europa Central). O porta-aviões britânico HMS Courageous (50) é torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-29.
18: Varsóvia é cercada pelas tropas alemãs.
22: Ameaçada a oeste pelos alemães e a leste pelos soviéticos, a cidade de Lviv rende-se.
25: A frente alemã começa um racionamento de alimentos.
27-28: Hitler desloca gigantescos canhões da Frente Oeste (fronteira com a França) por rodovias criadas por ele com esse intuito, cerca e faz intensivos bombardeamentos em Varsóvia.
28: Varsóvia rende-se aos alemães. A fortaleza de Motlin capitula. O ministro de Relações Exteriores alemão Joachim von Ribbentrop e o diplomata soviético Vyacheslav Mikhailovich Molotov reúnem-se na cidade de Brest-Litovsk para decidir a partilha da Polônia. A Estônia assina um Pacto de Assistência Mutual com a União Soviética.
Outubro