Faça uma frase com a palavra acento e assento em homônimas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Exemplos de frases com a palavra acento:
- João não sabia usar o acento grave e não foi bem na prova.
- A palavra conteúdo tem acento agudo.
- Nos relatórios da empresa, Maria pôs acento nos gastos demasiados.
- Joana percebeu um acento estranho na voz de Mariana.
Exemplos de frases com assento:
O assento da cadeira está quebrado.
- A sala de cinema do bairro tem oitenta assentos.
Explicação: Acento e assento são palavras homônimas, ou seja, têm a mesma pronúncia, mas significados e grafias diferentes. É importante saber quando usar cada palavra, pois elas querem dizer coisas completamente diferentes. Acento comumente se refere ao sinais da língua escrita que indicam a sílaba tônica (a mais forte) ou a pronúncia correta de uma palavra.
Resumo acentos e assentos: Os ACENTOS gráficos, que são colocados nas vogais, são os seguintes:
- Acento circunflexo (^): além de indicar a vogal tônica, indica o timbre fechado também. Exemplos: você, metrô, crochê.
- Acento grave (`): ele é usado para marcar a crase, ou seja, a fusão de dois as. Exemplo: Ela vai a + a praia = Ela vai à praia. No dia a dia, costumamos chamar o sinal de crase, mas a crase é o fenômeno da união entre a preposição e o artigo.
- O til (~) é um sinal gráfico colocado nas vogais "a" e "o" para indicar nasalização e vale como acento tônico quando não há na palavra outro acento, como em irmã e alemãs.
Quando falamos em ASSENTO, geralmente estamos nos referindo ao substantivo que significa uma superfície ou parte de um móvel em que podemos nos sentar, como o assento de uma cadeira.
Uma definição de assento é também um móvel que serve para sentar, como uma cadeira ou banco, como o assento de um ônibus.