Faça uma dissertação sobre o Funk
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A presente pesquisa focaliza o fenômeno do funk na música popular brasileira como uma prática sociocultural complexa, marcada pela mistura de diversos elementos musicais e não musicais. Trata-se de uma investigação que, além de realizar uma retomada da história do desenvolvimento do estilo, buscou estabelecer intersecções entre o funk e elementos próprios do ambiente e contexto em que é praticado. Para tanto, foram utilizados pesquisadores da área de comunicação (Martín-Barbero, Pinheiro, Souza Santos) e da música popular (Wisnik, Vargas, Rivera) que buscam compreender as práticas culturais da América Latina como processos complexos, híbridos e mestiços em constante transformação, troca, tradução e adaptação entre si, sempre se distanciando de visões dicotômicas que costumam pautar esses campos de estudo. Também balizaram a pesquisa, os trabalhos teóricos que se debruçaram especificamente sobre o funk (Lopes, Palombini, Facina, Sá), além de pesquisas de campo que tiveram como resultados relatos criados a partir dessas experiências. As reflexões realizadas permitiram ampliar a compreensão do funk nos estudos da Comunicação e da música popular brasileira e confirmar nossa hipótese de que o funk é um fenômeno complexo que só pode ser compreendido quando se leva em conta a relação que mantém com seu contexto, já que sua música é fortemente atravessada por questões ligadas à violência, à sexualidade, ao mercado e à grande mídia. A abordagem permitiu escutar o funk de forma inédita, livre de tendências dualistas e preconceituosas, próprias de setores conservadores da sociedade que criminalizam essa prática cultural.