Faça uma definição de vida que inclua os vírus
Soluções para a tarefa
Resposta:
Importante frisar que o conceito de vida não possui uma definição convincente.
Vida, em si, pode ser definida por um conjunto de atributos e experiências que os seres vivos possuem ao longo do tempo. Nesse sentido, é importante definir-se o que é um ser vivo em si.
Ao que se refere aos seres vivos, os atributos mais qualificativos para se classificar um organismo como ser vivo, e, da mesma maneira, compreender que vírus são, nessa análise, considerados como seres vivos são:
- Possuir composição química em ácidos nucleicos
Assim como as células e as bactérias, os vírus possuem seus próprios ácidos nucleicos (sejam eles DNA, RNA ou a junção de DNA e RNA).
- Possuir reação e estímulos sofridos devido ao meio externo
Os vírus são seres que sofrem estímulos e mudam de acordo com o ambiente em que estão.
- Ter a capacidade de se reproduzir e distribuir genes ao longo das gerações
Os vírus podem se reproduzir e repassar o material genético deles ao longo das gerações novas de vírus, sejam eles RNA, DNA ou ambos DNA e RNA.
- Possuir variabilidade genética
A seleção natural e a evolução fazem com que os vírus passem a ter diferentes genes ao longo das gerações e das espécies distintas.
- Passar por seleção e evolução natural
Os vírus podem sofrer seleção natural tanto quanto todos os seres vivos presentes na natureza, e é fato que sofrem o processo evolutivo ao longo do tempo (o que também é muito ocorrente em vírus de RNA, pois estes não possuem enzimas de reparo).