faça uma cronologia dos presidentes militares do Brasil destacando-se um acontecimento marcante em seu governo
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá !
Resposta:
Houve cinco presidentes militares durante a ditadura milita, de 1964 até 1985. Sendo eles:
- Castelo Branco( 1964 - 1967 ), promulgou o ato institucional 1, que possibilitou ao poder Executivo cassar mandatos eleitos, suspender direitos políticos, e declarar o estado de sítio.
- Costa e Silva( 1967 - 1969 ), durante o governo do mesmo que foi promulgado o ato institucional 5, o qual promoveu a suspensão do habeas corpus em casos de crimes contra a Segurança Nacional, a regulação das manifestações artísticas pela censura e o impedimento ao livre acesso a informações de natureza pública.
- Emílio Garrastazu Médici( 1969 - 1974 ), um dos mais repressores do regime militar e foi chamado de "Anos de Chumbo". Seu mandato ficou marcado tanto pelo aumento da repressão como pelo crescimento da economia, fenômeno que foi conhecido como "Milagre Econômico".
- Ernesto Geisel( 1974 - 1979), O Congresso Nacional foi fechado, ao mesmo tempo, o sistema judiciário e a legislação foram alterados. As campanhas eleitorais foram restritas, o mandato presidencial passou para seis anos e as leis seriam aprovadas por maioria simples.
- João Figueiredo (1979 - 1985), Seu governo marca o último período da ditadura militar no Brasil, e seus principais aspectos são a anistia política ampla e irrestrita, o agravamento da crise econômica iniciada em 1974 com a crise do petróleo, abertura política, e consequentemente a redemocratização do país.
Espero ter ajudado !!!
Perguntas interessantes