Faça uma crônica sobre Joinville.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ano é 2025. O local Joinville, nome que significa “Cidade (Ville) da União (Join)”. Se os moradores de Joinville soubessem a importância do significado desse nome para o destino da cidade, talvez esta história tivesse ocorrido alguns anos antes...
São nove horas da noite e Isabella está no salão de celebrações do grande Teatro Cau Hansen, que foi recentemente ampliado e modernizado para sediar mais uma edição do internacionalmente conhecido Festival de Dança de Joinville. Nos últimos 30 minutos ela vivenciou momentos memoráveis: assistiu à primeira performance mundial de um casal de bailarinos contracenando com um robô autônomo, testemunhou o fechamento de um negócio bilionário e brindou o aniversário de cinco anos do programa que uniu as forças locais em torno de uma causa comum para o futuro da cidade.
Leia mais
O aniversário de Catarina
CAPÍTULO I
O aniversário de Catarina
quando o morro salvou o vale
CAPÍTULO II
quando o morro salvou o vale
Tudo isso em 30 minutos na cidade que já foi conhecida como a “Manchester” brasileira, em referência à cidade inglesa, símbolo da chamada 1ª Revolução Industrial.
Isabella é advogada especializada em direito internacional e está particularmente satisfeita porque acabou de liderar o fechamento de um negócio espetacular do ponto de vista econômico, estratégico e tecnológico para a cidade, para o Estado, para o Brasil. Uma empresa de tecnologia em robótica de Joinville fechou acordo para fazer parte de uns dos maiores grupos de automação e tecnologia de informação do mundo.
Ocorre que a empresa não será absorvida, ela será a nova sede mundial de inovação em robótica para todo grupo, que fatura mais de 10 bilhões de dólares no mundo todo. É uma conquista impressionante para Joinville, Santa Catarina e Brasil como um todo. Quem comemora junto com Isabella é o fundador da empresa, Lucas, que criou a startup há menos de cinco anos com um conceito inovador e absolutamente relacionado às características da cidade: aliar Arte e Tecnologia. Assim nasceu o simpático “JoinV”.
Mas antes de entender como arte e tecnologia foram tão importantes para um negócio tão estratégico, é fundamental destacar que a empresa multinacional já atua em Joinville há mais de três anos com soluções para indústria 4.0, tema que tornou a cidade conhecida como o principal laboratório nacional e um dos principais polos do mundo na área.
Empresas do Brasil e do exterior vêm conhecer as práticas da chamada quarta revolução industrial que estão sendo aplicadas em empresas de diversos setores como fundição, linha branca, sistemas eletroeletrônicos, tubos e conexões, têxtil e uma infinidade de setores tradicionais “industriais” que estão aplicando as mais modernas práticas tecnológicas e de gestão para tornar suas indústrias mais competitivas e sintonizadas com as tendências mais recentes da economia e inovação.