faça uma comparação entre o alfabeto Fenício grego e Latino observando as diferenças entre eles. Exemplo: a, b, c, d, ...
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fenício
A civilização fenícia tinha uma grande capacidade de navegação e articulação comercial. Por essas características, o alfabeto fenício surgiu da necessidade de comunicação. A partir do conhecimento de cartografia, matemática e astronomia, os fenícios sistematizaram seu alfabeto.
Eram 22 signos, ou letras, que permitiam a elaboração da representação fonética de qualquer palavra, o que tornava a comunicação mais prática. Seus símbolos formavam letras e palavras que eram lidas da direita para a esquerda. Séculos depois, o alfabeto fenício se tornou o principal modelo de escrita para as civilizações clássicas, como gregos e romanos. Até a época do renascimento, foi a principal língua alfabética do Ocidente.
Grego
Os gregos acrescentaram sons da sua língua ao alfabeto fenício e adotaram um sistema com 24 letras, entre vogais e consoantes. Eles também mudaram a direção da escrita, agora da esquerda para a direita.
Esse alfabeto foi fundamental para o mundo moderno e seu sistema ainda é aplicado nas comunidades gregas pelo mundo. Por possuir valor numérico, as letras gregas também foram adotadas no sistema de numeração, e são aplicadas ainda hoje na linguagem científica e matemática.
Latino
O alfabeto latino deriva do alfabeto grego. Criado pelos romanos, esse sistema acompanhou a expansão do Império Romano e a difusão do Cristianismo, o que o tornou a base de todos os alfabetos da Europa Ocidental.
Atualmente, o alfabeto latino tem 26 letras, mas, como diversas nações o adotaram para escrever sua própria língua, fizeram algumas adaptações de acordo com a fonética. O idioma alemão, por exemplo, passou a usar o trema (ü). Já o português e o francês acrescentaram a cedilha (ç) e o til (~).