faça uma comparaçao das diferenças e das semelhanças da independência do Brasil e dos Estados Unidos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 2022 o Brasil vai completar 200 anos de independência. Se pensarmos na história da humanidade, 200 anos é muito pouco, são poucas gerações que separam o Brasil colônia do Brasil que conhecemos hoje.
Já os Estados Unidos irão completar 240 anos de independência em 2023. Além dos mais de 40 anos que separa a independência do Brasil e EUA, será que existem outras diferenças ou tudo aconteceu de maneira semelhante? A Wizard Maringá vai contar essa história direitinho para você
Como a independência foi conquistada?
O Brasil foi um dos últimos países da América a passar pelo processo de independência e ela não aconteceu por vontade do povo, mas sim pela própria monarquia. É muito estranho, mas foi o próprio príncipe que acabou com a monarquia apoiado pela elite brasileira. E essa é a primeira grande diferença.
Nos Estados Unidos a independência só aconteceu depois de oito anos de guerra e conflitos armados contra o exército inglês. Os habitantes dos Estados Unidos começaram a protestar contra os altos impostos cobrados pela coroa para financiar a Guerra dos Sete Anos que aconteceu em diversos lugares da África, Ásia e América contra franceses e espanhóis por domínio de terras.
A ocupação dos países
Umas das explicações para a maneira como a independência aconteceu nos dois países está relacionada às motivações que trouxeram povos europeus para os esses dois países. Enquanto nos Estados Unidos chegavam pessoas dispostas a ocupar e prosperar na região, no Brasil o processo aconteceu com fins de exploração. Poucos estavam interessados em fixar residência, a maioria desejava apenas explorar e voltar para terras portuguesas com suas fortunas.
O que aconteceu depois da independência?
Outra diferença importante que aconteceu entre os dois países foi que nos Estados Unidos, logo após a independência, o poder mudou de mãos e a Inglaterra foi expulsa do país. Ou seja, o povo teve um papel muito importante. Já no Brasil, o poder sequer mudou de mãos. Não houve pressão popular e tudo continuou como estava, inclusive os portugueses se mantiverem no território por muito tempo depois.