faça uma carta de reclamação,imagine que ao lado de sua casa a um terreno abandonado onde alguns moradores estao jogando lixo,atraindo,assim,animais que ameaçam a saude humana. voce devera redigir uma carta argumentativa a prefeitura da cidade, cobrando medidas para a solução do problema
para produzir seu texto fique atento aos seguinte itens:
.apresente as partes que compõe a carta;
.esclareça qual e o problema,contextualizando a situação;
.apresente argumentos que comprovam a urgência de medidas para a solução do poblema
.ultilize uma limguagem simples,clara e de acordo com a norma-padrão da língua.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na rua José Marcos de Almeida esquina com rua Mário Romano, Jardim Maria Eugênia, existe um terreno em estado de abandono, o qual é totalmente aberto e é alvo de depósito de todo tipo de entulho que ocasiona a proliferação de bichos e mau cheiro colocando em risco a saúde dos moradores próximos ao local.
Sou morador nessa rua desde a inauguração do bairro, e sempre tivemos problemas com esse terreno. A diferença é que tínhamos um morador de frente ao terreno que fazia uma manutenção com algumas plantas e limpeza frente a sua residência, e que constantemente reclamava junto ao órgão competente cobrando a manutenção, onde se tinha a informação que o proprietário fora notificado, multado, etc e tal...Ocorre que no final do ano passado apareceram várias máquinas no terreno, onde uma pessoa nos informou que seria construído um prédio no local, e que deveríamos retirar as plantas pois iriam iniciar a terraplanagem, sendo que de imediato retiramos as plantas ali existentes, e foi iniciada a limpeza, só que nada foi construído. Neste início de ano o morador que vigiava o terreno 24h, vendeu seu imóvel, mudando do bairro, e hoje o local está um caos, pois virou um aterro sanitário. Aberto, mato alto, e todo tipo de sujeira. Gostaria de saber do órgão responsável, como funciona a fiscalização nestes casos, se as viaturas da Prefeitura, GM, etc, carregam consigo um check list, e quando observam algo fora do normal informam ao setor competente, pois sempre passa veículo oficial nesta via e nem tomam conhecimento. Ou se a multa é tão irrisória que o proprietário prefere pagar a multa do que arcar com custo de limpeza. Gostaríamos de saber por que, após 35anos de existência do bairro, esse terreno ainda não foi murado.
JOSÉ ANTONIO RODRIGUES REIS
RESPOSTA
Em atenção ao leitor, a Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), por intermédio da Seção de Limpeza de Terrenos Particulares, informa que enviará um fiscal até o local mencionado. Uma vez constatada a irregularidade, o proprietário do imóvel será notificado para que promova a limpeza da área.
SECRETARIA DA SEGURANÇA COMUNITÁRIA (SESCO)
JARDIM PAGLIATO
Venho por meio desta solicitar em nome dos moradores do Jardim Pagliato que a prefeitura seja mais enérgica e responsável em relação a essas obras irregulares. Engenheiros estão se aproveitando e construindo mini sobrados e dando entrada como se fossem condomínios (absurdo) e a prefeitura está aprovando, agindo com negligência e total falta de respeito conosco moradores, eleitores.
Estão construindo um miniprédio sem planta, fazendo uma miniguarita para depois ter a aprovação. Fazem assim porque sabem que dá certo. É só molhar a mão de alguém na Prefeitura entrar como condomínio e mesmo sabendo que é impossível pela medida ser condomínio, a prefeitura aprova.
Estão destruindo nossa paz e desvalorizando nossas casas que se formos vendê-las não vamos conseguir nunca mais pelo valor correto e ainda pagamos IPTU alto.
Isso precisa ser impedido urgente, isso é subestimar nós e o sr. Vitor Lippi!
Pedimos que prefeito tome providências urgentes!
A rua Tubal Cain Vieira, no Jardim Pagliato está virando uma pouca vergonha, cortiço, estamos todos indignados.
Senhores vereadores, por favor tomem atitude junto à secretaria de obras venham fiscalizar e proibir isso. Contamos com sua ajuda e respeito.
Esse ano será de eleição, pensem nisso!
Por favor não peçam para irmos a gabinetes porque isso ja foi feito e nada fizeram.
Um proprietário fez três casinhas irregulares e conseguiu aprovação entrou como condomínio. Outro, mais espertalhão, e amiguinho da prefeitura, fez set minisobradinhos espremidos. Ao lado, agora outro esta mais abusado ainda, fazendo um miniprédio, inadmissível isso.
Cada dia perdido é, um dia a mais para mais paredes subindo e ainda riem de nós.
Todos querem votos mas na hora que pedimos ajuda alguns fingem que vão ajudar e são cúmplices, ou não é do seu interesse, mas querem votos quando precisam!
Queremos de volta a paz, tranquilidade e respeito.
A praça está largada, cheia de lixo, um horror, nossas casas sendo assaltadas e com uma passagem que passa motoqueiros e traficantes e não fecham.
LOURDES RODRIGUES
RESPOSTA
Quando ao questionamento da leitora Lourdes Rodrigues, referente ao imóvel sito no Jardim Pagliato, informamos que há projeto aprovado e alvará de licença liberados através do Processo Administrativo n° 32785/11. Não obstante a isso, informamos que em reclamação anteriormente recebida por esta Seção de Fiscalização de Posturas Imobiliárias foi constatado "in loco" que a construção está de acordo com o analisado e liberado pela Secretaria de Habitação e Urbanismo.
SECRETARIA DE SEGURANÇA COMUNITÁRIA
Explicação: