faça uma breve pesquisa sobre as regiões fronteiriças ao território alemão, considerando os seguintes aspectos: I- SARRE a)sua origem b)região após a primeira guerra mundial II- Renânia a)sua origem:b) A região após a primeira guerra III- TCHECOSLOVÁQUIA a)sua origem:b) a região após a primeira guerra:
Soluções para a tarefa
Com a derrota alemã, o carvão do local se tornou propriedade francesa e o território ficou sob o governo da Liga das Nações durante 15 anos.
A Renânia é um nome genérica da região ocidental do território Alemão, nas margens do Rio Reno. Foi historicamente ocupado pelo Império Romano, pelos povos francos e se tornou, posteriormente, parte do Sacro Império Romano-Germânico.
Após a derrota na Primeira Guerra Mundial a Alemanha perdeu este território, que passou a ser ocupado pela Liga das Nações e utilizado pela França. Faz parte dele o Sarre, anteriormente mencionado.
A Tchecoslováquia, por sua vez, foi uma parte do antigo Império Alemão que, com a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial, se tornou um país independente, ocupado dois povos étnicos diferentes, os tchecos e os eslovacos.
SARRE
a) região atravessada pelo Rio Sarre, também denominada Saarland, localiza-se no sudoeste da Alemanha.
b) A Liga das Nações determinou que assumiria o controle sobre a região altamente industrializada do Sarre por um período de 15 anos e que suas minas de carvão seriam cedidas à França. Em 1933, na região se refugiou um número significativo de alemães contrários à ideologia nazista. Porém, em 1935, ao fim do período de sujeição à Liga das Nações, um plebiscito incorporou o território à Alemanha.
RENÂNIA
a) região a oeste da Alemanha, localizada às margens do Rio Reno, vindo daí sua denominação.
b) Em 1919, o Tratado de Versalhes desmilitarizou a região. Na década de 1930, durante o governo nazista alemão, o Tratado de Versalhes foi desconsiderado e o exército germânico invadiu a região.
Tchecoslováquia
a) também denominada Tchecoslováquia, é um Estado que existiu na Europa Central entre os anos de 1918 e 1992.
b) A Tchecoslováquia foi criada após o desmembramento do Império Austro-Húngaro, no final da Primeira Guerra Mundial, reunindo em um mesmo território algumas etnias, dentre as quais se destacavam os tchecos e os eslovacos, que possuíam uma matriz linguística comum. A capital desse novo território era a cidade de Praga. O território tcheco foi extinto com a Revolução de Veludo, liderada por Václav Havel, com a separação (até certo ponto pacífica) do Estado. Foram criadas a República Tcheca e a República Eslováquia, num processo também denominado Divórcio de Veludo.