faça uma breve pesquisa sobre a Revolução Chinesa do século 19 e 20 . Depois escreva sobre essa revolução. POR FAVOR ALGUÉM?????
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Chinesa de 1949 consistiu basicamente no processo revolucionário que foi responsável por consolidar a ascensão dos comunistas ao poder da China. Os comunistas na China eram liderados por Mao Tsé-tung e, após anos de guerra civil contra o Partido Nacionalista, conseguiram tomar o poder e iniciar as mudanças que transformaram a China em uma nação comunista.
Antecedentes
A ascensão dos comunistas ao poder na China só foi possível a partir de um longo processo de disputa pelo poder na década de 1920. De toda forma, é importante analisar outros processos que aconteceram naquele país desde o início do século XX.
→ Fim da monarquia na China
A China, no começo do século XX, era uma nação governada por uma monarquia, e seu território havia sido invadido por uma série de potências estrangeiras durante o processo neocolonialista. A presença estrangeira na China motivou o crescimento de movimentos nacionalistas, que desde o século XIX atuavam no país promovendo revoltas. Com a virada do século, o nacionalismo chinês cresceu e, a partir da Revolução de 1911 ou Revolução Xinhai, a dinastia Manchu foi destituída do poder, o que colocou fim à monarquia chinesa.
→ República
Com a queda da monarquia, a China transformou-se em uma República e foi formado um Governo Provisório em torno de Sun Yat-sen, o grande nome do nacionalismo chinês naquele período. Esse governo provisório teve o poder transmitido para Yuan Shikai em 1912, e o governante chinês foi o responsável por uma tentativa de restauração monárquica entre 1915 e 1916.
Esse período de 1916 a 1927 foi marcado por uma série de movimentos separatistas. Diferentes províncias do interior da China lutavam por sua independência. Nesse período, formaram-se diferentes zonas de influência sob o comando dos senhores da guerra da China, chefes militares que exerciam o poderio nessas localidades.
Nesse contexto, uma grande força passou a lutar contra os senhores da guerra para garantir a centralização do poder na China: o Partido Nacionalista, também conhecido como Kuomintang. Outro fator que causava grande incômodo nos nacionalistas chineses era a continuidade das forças estrangeiras.
→ Comunismo
Enquanto tudo isso acontecia no território chinês, outra força despontava naquele país: os comunistas. O fortalecimento do comunismo na China foi inspirado pelo sucesso da Revolução organizada pelos bolcheviques na Rússia em 1917. O fortalecimento do comunismo na China nesse período também esteve diretamente relacionado com o fortalecimento do operariado chinês.
Veja também: História da Revolução Russa
Por causa do fortalecimento do comunismo na China, foi fundado, em julho de 1921, o Partido Comunista Chinês (PCC). Originalmente, era formado por 57 membros, que levantaram como bandeira a organização do operariado chinês. Entre esses 57 primeiros membros da PCC, estava Mao Tsé-tung, nome que seria fundamental no sucesso do partido nos anos seguintes.
Nacionalistas e comunistas entram em guerra
Após a fundação do PCC, os primeiros anos da relação desse partido com o Kuomintang foram pacíficos, principalmente por causa da mediação da União Soviética, que fornecia armas e outros recursos para os nacionalistas em sua guerra contra os senhores da guerra. Com isso, os comunistas foram aceitos nos quadros nacionalistas, mas estavam submetidos a Sun Yat-sen, líder do Kuomintang.
Essa atitude paradoxal do governo da União Soviética é explicada pelo fato de que Stalin acreditava que os comunistas chineses não estavam preparados para organizar a transição ao socialismo e, nesse momento, deveriam apenas se preocupar em garantir a soberania e o fim das interferências estrangeiras.
A relação entre nacionalistas e comunistas alterou-se a partir do momento que Chiang Kai-shek assumiu o poder do Kuomintang em 1925. A ascensão de Chiang ocorreu após a morte de Sun Yat-sen, e Chiang liderou os nacionalistas na luta contra os senhores da guerra. Entre 1925 e 1927, essa luta contra os senhores da guerra ainda contou com o apoio da massa comunista.