Geografia, perguntado por kamyla74, 10 meses atrás

FAÇA UMA BREVE PESQUISA COM O TEMA: GRIPE ESPANHOLA
EM SEGUIDA DESENVOLVA UM TEXTO ONDE NO DECORRER DO APAREÇA DE FORMA CLARA:
SURGIMENTO, EVOLUÇÃO, SIMTOMAS, CAUSAS, CURA E PAISES MAIS AFETADOS.
Me ajude por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por alessawwwr
1

Resposta:

Apesar do nome, a gripe espanhola não surgiu na Espanha. Na verdade, até hoje não se sabe ao certo qual o local de sua origem. A teoria mais aceita fala que a gripe espanhola surgiu em campos militares no interior dos Estados Unidos. A pesquisadora Christiane Maria Cruz de Sousa afirma que a gripe espanhola se espalhou em três ondas de contágio. Alguns dos sintomas eram: Dores musculares e nas articulações, intensa dor de cabeça, insônia, febre acima de 38°, Cansaço excessivo, Falta de ar, Dificuldade para respirar, etc... O Brasil também foi um país que foi afetado, a cidade de São Paulo foi uma das mais afetadas

Respondido por Aviajante
1

Resposta:

O surto da gripe espanhola aproveitou a Primeira Guerra Mundial e se espalhou pelo mundo, causando a 

 morte de 50 milhões de pessoas, embora algumas estatísticas apontem para 100 milhões de mortos

1- Na época em que a doença se espalhou, o mundo passava pela Primeira Guerra Mundial, e as grandes potências estavam envolvidas no conflito há anos. Por isso, a imprensa desses países sofria censura, porque divulgar as notícias de que a gripe espanhola tinha afetado suas tropas poderia ser muito ruim para o moral dos soldados e poderia espalhar pânico na população. Assim, esses locais passaram a censurar as notícias relacionadas com a doença o'que ajudou  em sua disseminação .  A teoria mais aceita é de que a gripe espanhola teria surgido em campos de treinamento militar nos Estados Unidos. Isso porque os primeiros casos da doença também foram registrados lá. Esses casos aconteceram em trabalhadores de uma fábrica e em soldados instalados em um campo militar. Com esses soldados indo para a europa lutar na guerra por seu país não demorou muito para que muitos fossem infectados.

Já em abril de 1918, as tropas britânicas e francesas registravam os primeiros contaminados pela gripe espanhola e, nos meses seguintes, uma série de países europeus apresentou seus primeiros casos da doença, alguns locais não tomaram as medidas de prevenção necessárias para combater a gripe espanhola e o resultado foi catastrófico. Um caso é Filadélfia, cidade na costa leste dos Estados Unidos que se recusou a seguir as indicações dos especialistas de evitar aglomerações e como resultado dessa decisão obtiveram um número enorme de mortes assim como a Itália com o covid-19.

Os historiadores acreditam que a gripe espanhola tenha chegado ao Brasil em setembro de 1918, portanto durante a segunda onda da doença. A princípio, a imprensa brasileira não deu muita importância para o surto, mas à medida que a doença foi se espalhando, os desdobramentos do problema ganharam repercussão. Fala-se que a gripe espanhola chegou ao Brasil por meio do Demerara, um navio que saiu da Inglaterra, passou por Lisboa e atracou em Recife, Salvador e Rio de Janeiro. O navio chegou ao Brasil na data mencionada (setembro de 1918) e, nesse mês, a imprensa de Salvador, por exemplo, reportou centenas de pessoas doentes.

Logo a doença se espalhou pelo país, pois não havia medicamentos que a combatessem. A difusão foi rápida e afetou, sobretudo, as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Apesar de essas terem sido as duas cidades mais afetadas, todo o país foi atingido, Como não existia nenhuma forma de curar a doença – os médicos passavam alguns medicamentos para amenizar os sintomas e esperavam o corpo do paciente reagir .  As recomendações das autoridades eram no sentido de que as pessoas evitassem aglomerações, lavassem suas mãos com frequência e evitassem contato físico assim como agora no surto de covid-19.  A quantidade alarmante de casos de gripe espanhola no Brasil fez com que o sistema de saúde brasileiro, que não era público, não suportasse a quantidade de pessoas doentes. Faltavam leitos e médicos para atender a quantidade de pessoas doentes, sendo necessário improvisar leitos e hospitais para o atendimento dos enfermos. 

Para evitar que a doença se alastrasse mais ainda, a ordem das autoridades foi a de determinar o fechamento de bares, fábricas, escolas, teatros,  etc. Todo tipo de aglomeração pública foi evitado pelas autoridades, que foram aconselhadas pelos principais especialistas que o Brasil possuía na época.

A quantidade de mortos em pouco tempo também ultrapassou a capacidade de enterros que os cemitérios locais poderiam realizar. Não havia caixões suficientes e os coveiros trabalhavam freneticamente.

 Até afastamento do trabalho foi ordenado para se evitar a disseminação da gripe espanhola, mas isso era um luxo que pouquíssimas pessoas possuíam no Brasil do começo do século XX. A gripe espanhola no Brasil afetou até mesmo Rodrigues Alves, vencedor da eleição presidencial em 1918. Doente, ele não pôde tomar posse em novembro de 1918 e acabou falecendo em janeiro de 1919. Estima-se que, ao todo, a gripe espanhola tenha causado a morte de 35 mil pessoas aqui no Brasil.

aqui n tem todas as informações que você precisa mas tem o básico, eu fiz esse texto como resumo para uma prova minha então pode usar a forma dele.

espero ter ajudado


kamyla74: Obrigada
Perguntas interessantes