Faça uma breve comparação entre a situação dos trabalhadores do Brasil contemporâneo e os trabalhadores da época da revolução industrial
Soluções para a tarefa
Resposta: Os trabalhadores da época da Revolução Industrial não possuíam direitos trabalhistas. Crianças trabalhavam nas fábricas em condições insalubres e precárias. O trabalhador não tinha direito à férias, recebia um baixo salário e chegava a trabalhar por mais de dezoito horas por dia. Muitos indivíduos eram vítimas de acidentes de trabalho e não eram indenizados.
Na sociedade brasileira contemporânea, ocorreram muitos avanços positivos que protegem o trabalhador como o direito ao salário mínimo, férias, indenizações em casos de acidentes de trabalho, etc.
Entretanto, estes avanços não são ainda suficientes. Há a necessidade de melhorias em muitos aspectos trabalhistas.
Um tema que é pouco discutido e que merece muita atenção é a exploração da mão-de-obra de estagiários. Em diversas situações, os estagiários são obrigados a trabalharem mais do que a carga horária informada no contrato, sem ganharem nada por isso e isso é ilegal. Além disso, muitos estudantes ainda inexperientes e em processo de formação, são severamente cobrados a atuarem como profissionais já formados, sendo que o ambiente deveria ser responsável pelo aprendizado do jovem estagiário e não para praticar abusos.
A Legislação que protege os direitos dos trabalhadores e estagiários existe, mas não é cumprida por milhares de empresas, que veem o trabalhador como uma " propriedade" e não como um ser humano que precisa ter a sua dignidade respeitada.