Faça uma analogia entre a estrutura da Língua Portuguesa e da Libras, apresentando em um quadro as principais diferenças entre essas duas línguas. Agora, sabendo-se que a maioria dos ouvintes apresenta dificuldade para aprender a Língua de Sinais, responda ao questionamento a seguir com base nos conhecimentos adquiridos sobre a estrutura gramatical da Libras: Para o ouvinte, ao aprender Libras, qual aspecto você julga ser mais difícil: os sinais manuais ou os não manuais, como por exemplo, a interrogação e a negação? Justifique sua resposta. E em relação a aquisição de uma língua e o desenvolvimento da linguagem, complemente seu texto, abordando a importância da Língua de Sinais para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo da criança surda e de como é importante que os ouvintes também aprendam esta língua.
Soluções para a tarefa
A língua portuguesa tem uma estrutura oral-visual e tem como base os sons, possui escrita alfabética.
Já a estrutura da Libras é no formato espaço-visual, que necessita das experiências visuais. Faz uso de repetições sistemáticas, não possui marcação de gêneros e as expressões faciais contam como valor gramatical.
Para um ouvinte aprender Libras, o mais difícil é as configurações de mão. Como a mão e o corpo são as maneiras de comunicação, o ouvinte pode acabar confundindo uma configuração de mão com a outra ou o espaço onde se utiliza a mão para gerar um significado.
A língua de sinais é de suma importância para a pessoa surda conseguir liberdade na sociedade. Mesmo diante da dificuldade de se comunicar em locais onde as pessoas não entendem as línguas de sinais. E o entendimento da língua de sinais, possibilita ao individuo comunicar a comunidade surda, interpretes e outros.
A sociedade em geral, também deveria estudar e procurar compreender a língua de sinais, isso possibilitaria ao surdo outras comunicações para além da comunidade em que está inserido.
As principais diferenças em relação à língua portuguesa e a libras é que a primeira é a língua falada, ou seja, oral-visual. Já a libras é a língua de sinais, ou seja, gestual-visual. Uma dificuldade comum entre quem está aprendendo libras, é o manejo correto das mãos, já que essa é a principal ferramenta de uso. Contudo, é muito importante que todos aprendam a língua de sinais, afinal, no Brasil, ela é reconhecida como a principal língua dos surdos.
Importância da aprendizagem da língua portuguesa e libras
Desde 2002, a libras é reconhecida no Brasil como a língua oficial dos surdos. Desse modo, é de suma importância que todos possam aprender para se comunicar com a comunidade surda.
Embora a libras difira da língua portuguesa, ambas possuem o mesmo objetivo, ou seja, de se comunicar. Inclusive, existem escolas direcionadas para a aprendizagem da língua de sinais para pessoas surdas e não surdas.
Entenda mais sobre libras em: https://brainly.com.br/tarefa/21084906
#SPJ3