“Faça uma análise da situação econômica brasileira na atualidade, abordando as questões que envolvem o crescimento econômico (PIB) nos últimos 5 anos, pós 2014, ano em que eclodiu a crise recente. Na sua análise considere os efeitos dessa crise sobre a demanda agregada, a oferta agregada, os investimentos das empresas, a influência sobre o nível de desenvolvimento humano, medido pelo IDH e de que forma, na sua opinião, as políticas econômicas podem amenizar/resolver a atual crise econômica.
Soluções para a tarefa
Como análise da situação econômica brasileira na atualidade temos um cenário de incerteza, onde o PIB após os últimos 5 anos vem crescendo de forma fraquíssima, o desemprego continua grande e a inflação desperta preocupação.
O maior problema econômico do Brasil é uma demanda reprimida em função das incertezas da política fiscal e econômica do país, de modo geral; principalmente em função do déficit público, o excesso de burocratização e um estado inchado, que cobra muitos impostos, gasta mal e onera todos os brasileiros, principalmente os mais pobres.
Somente com a Reforma da Previdência e posteriormente uma Reforma Tributária é que a demanda agregada deixará de ser reprimida; então o crescimento poderá vir, ainda que o cenário mundial seja negativo, por pelo menos 10 anos.
Abraços!