Sociologia, perguntado por gabiestilosa97, 7 meses atrás

Faça uma análise crítica da Revolta dos Malês.

Soluções para a tarefa

Respondido por lelizita
2

Resposta:

Revolta dos Malês

No século XIX aconteceram várias revoluções pelo Brasil. Esses movimentos ocorreram por causa da insatisfação de boa parte da população. Com os escravos não era diferente. Eles queriam deixar de exercer o trabalho forçado e passar por constrangimentos como: abusos sexuais, humilhações públicas, torturas, violências físicas e psicológicas.

A data escolhida pelos líderes para realização do motim não foi aleatório. Na verdade, ela representava o “Ramadã” - período mais importante para os muçulmanos, no qual acontecem muitas preces e jejuns. A rebelião ocorreu justamente no final do mês de jejum, 25 de janeiro.

Os escravos queriam se livrar das péssimas condições em que levavam as suas vidas e, por isso, desejavam o fim da escravidão. Na Bahia, a insatisfação com o sistema político e econômico que imperava pelo Brasil também era comum entre os escravizados . Além desses fatores, lutaram pela liberdade religiosa, pois eram obrigados a aderir o catolicismo.

A revolta dos Malês foi liderada por Luís Sanim (pertencente ao povo tapa, conhecido também como nupes), Manoel Calafate, Pacífico Licutan e outros. Ela aconteceu no centro da cidade de Salvador - Bahia e começou com um ataque ao Exército, para libertar os escravos dos engenhos e tomar o controle da cidade.

Outros líderes da revolta dos Malês, a maior parte nagô, foram: Ahuna; Dassalu ou Damalu; Elesbão do Carmo ou Dandará (haussá); Gustard e Sule ou Nicobé.

Explicação:

Objetivos

Os escravos estavam insatisfeitos porque queriam conquistar a carta de alforria e a tão sonhada liberdade. No entanto, aqueles que conseguiam ficar livres sempre tinham de enfrentar todo o tipo de discriminação. Isso era comum de acontecer, mesmo quando passavam a ocupar cargos de alfaiataria, artesanato, carpintaria e pequenos comércios.

Os principais objetivos da revolta dos Malês eram:

• Confisco dos bens dos brancos e mulatos.

• Conquista dos mesmos direitos que tinha os cidadãos brancos.

• Criação de uma república islâmica.

• Direito de liberdade ao culto baseado a religião islâmica.

• Fim da descriminação racial.

• Fim da imposição religiosa do catolicismo.

• Extinção do regime escravocrata.

eu não vou colocar tudo ,mas tá aí o resumo

Perguntas interessantes