Faça uma análise comparada das políticas sociais nos Governos Lula e FHC, enfatizando a importância dessas políticas para a economia do país, em especial, para a região nordeste.
Soluções para a tarefa
Governo FHC:
O governo FHC, foi um grande responsável pelo equilíbrio e estruturação da economia Brasileira frente a um cenário mundial de crises. Grandes projetos assistencialistas implantados por Lula iniciaram no governo de Fernando Henrique, alguns deles são:
· PETI: O projeto pioneiro no Brasil para erradicação do Trabalho Infantil, foi criado no governo FHC e continuado por Lula.
· Auxílio Gás: Beneficio concedido a famílias carentes onde era concedido mensalmente o gás de cozinha.
· Bolsa alimentação: Oferecido para famílias de renda baixa, que tinham crianças de até 6 anos.
· Bolsa Escola: Projeto realizado para incentivar famílias carentes a manterem seus filhos na escola e longe do mundo do trabalho, através de benefícios. A ideia seria a de que redistribuindo a renda por esse projeto se substituiria, altos valores que saiam do governo por meio de cestas básicas, que muitas vezes foram corrompidos e não chegavam a sociedade, trazendo certa economia a economia estatal.
Governo Lula:
O Governo Lula, teve uma característica marcante que foi a política de cunho assistencialista. Desenvolvendo diversos programas sociais, alguns geraram maior repercussão, entre eles podemos citar:
· Programa de erradicação do trabalho infantil e Bolsa Família: Apesar de ter sido implantado no governo FHC, Lula continuou o projeto, oferecendo um beneficio salarial, a famílias com crianças carentes, para que as mesmas tivessem condições de permanecer na escola, e retribuírem na fase adulta, com sua mão de obra especializada.
· Programa Luz para Todos: Realizado em 2003, o projeto levou energia elétrica a regiões rurais, e ajudou principalmente a Região Nordeste ao possibilitar a existência de novos empreendimentos na área, desenvolvendo novas oportunidades para localidades rurais.
· ProUni: Programa que permitiu o acesso de jovens de baixa renda, a obterem o acesso ao ensino superior de qualidade.
Em um resumo, analisamos que programas assistencialistas, em tese começaram no governo FHC, que apesar de valorizar a privatização de muitos bens, foi considerado um governo social democrata, por muitos estudiosos. Vemos que o governo Lula, tentou manter uma continuação dos projetos, todavia implementou mais alguns recursos e modificou o nome de alguns projetos.