Faça um X nas frases que forem verdadeiras: O desmatamento acelera a erosão do solo. Encostas de morros sem vegetação correm maior riscos de desmatamento. A erosão é maior em solos cobertos pela vegetação natural do que em solos desmatados. A terra transportada pela água pode obstruir o fluxo dos rios. A queimada destrói os microrganismos nocivos, sem prejudicar a fertilidade do solo. A queimada libera gases na atmosfera e provoca a poluição do ar. A utilização de agrotóxicos pode ser usada de qualquer maneira. Agroquímicos e Agrotóxicos correspondem a mesma substância química. 2.) As imagens a seguir mostram situações diferentes em duas encostas. Em qual delas deve haver maior erosão? Justifique sua resposta. Encosta A Encosta B __________________________________________________________________
Soluções para a tarefa
-Você não colocou as imagens da questão 2.
Resposta:
1)As afirmações verdadeiras são:
A- “O desmatamento acelera a erosão do solo.”
B- “Encostas de morros sem vegetação correm maiores riscos de DESMORONAMENTO” (Acho que você escreveu errado, pois você escreveu “desmatamento”)
C- “A Terra transportada pela água pode obstruir o fluxo dos rios.”
D- “A queimada libera gases na atmosfera e provoca a poluição do ar.”
E- “Agroquímicos e agrotóxicos correspondem a mesma substância química.”
Explicação:
A e B: As árvores e a vegetação “seguram” o solo, além de absorver a água da chuva. Mas sem a vegetação, quando chove a água da chuva acaba levando a terra consigo, o que facilita a erosão e também ocasiona os desmoronamentos.
C: Esse processo é chamado de assoreamento. Nele, há o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano.
D: Qualquer queima libera gases que poluem a atmosfera do nosso planeta e pode causar vários problemas, como a chuva ácida, por exemplo.
E: Os agrotóxicos são também chamados de agroquímicos, e correspondem a produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados nos setores de produção agrícola, pastagens, entre outros, com o objetivo de alterar a composição química tanto da flora quanto da fauna a fim de preservá-las.