faça um texto sobre os festivais de músicas realizadas Na década 60 70 e 80
me ajudem!! por favor eu preciso entrega isso até segunda
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 1964 o Brasil sofreu um golpe civil-militar instaurando assim um governo militar, que por meio de seu autoritarismo e repressão, mantinha o controle em vários aspectos da vida social brasileira, principalmente na área cultural. Apesar de toda vigilância, repressão e perseguição dos agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) em todas as áreas ligadas à cultura (literatura, música, teatro e cinema), surgiram várias formas de protestos contra o regime militar. Na música, surgiram canções de conteúdo político e social, que chegavam a uma grande parcela da população devida principalmente à participação desses músicos e canções nos festivais realizados pelas emissoras de televisão. Esses festivais eram transmitidos a várias regiões do país, atingindo grande audiência. Havia também uma participação maciça do público que torcia apaixonadamente por suas canções favoritas. Esses festivais devido à grande popularidade e aos compositores e intérpretes envolvidos passaram a ser sistematicamente vigiados pelos agentes DOPS, como passíveis de subversão contra a moral e o sistema nacional. Os Festivais da Canção foram realizados na TV Excelsior, na TV Record e na TV Globo. Nosso recorte são os festivais que ocorreram entre 1965 e 1969, para mostrar, sobretudo a evolução dessa música que futuramente seria reconhecida como canção de protesto. Nossa análise partirá da escolha de uma música por ano de festival, contemplando os festivais as três emissoras já citadas.
Ainda que tributária da Bossa Nova, boa parte dos compositores e intérpretes inovaram ao substituir imagens recorrentes por outras mais presentes no cotidiano da população. Em Arrastão, o mar deixa de ser objeto de contemplação para ganhar a imagem de um espaço de trabalho, de onde são retirados os peixes que garantem a subsistência, além de local de culto, morada de Iemanjá. Na letra retrata-se um pouco do cotidiano de uma população pouco favorecida no meio social:
Eh! tem jangada no mar
Eh! eh! eh! Hoje tem arrastão
Eh! Todo mundo pescar
Chega de sombra e João Jô viu
Olha o arrastão entrando no mar sem fim
É meu irmão me traz Iemanjá prá mim
Olha o arrastão entrando no mar sem fim
É meu irmão me traz Iemanjá prá mim
Minha Santa Bárbara me abençoai
Quero me casar com Janaína
Eh! Puxa bem devagar
Eh! eh! eh! Já vem vindo o arrastão
Eh! É a rainha do mar
Vem, vem na rede João prámim
Valha-me meu Nosso Senhor do Bonfim
Nunca, jamais se viu tanto peixe assim
Valha-me meu Nosso Senhor do Bonfim
Nunca, jamais se viu tanto peixe assim
No ano seguinte, em 1966, devido a algumas imposições do patrocinador da TV Excelsior, o produtor dos festivais transferiu-se para a TV Record, onde o Festival ganhou mais prestígio e atingiu seu ápice, tanto que aos nos remetermos àquele tempo, referimo-nos aos “festivais da Record”.
Explicação:
:D