História, perguntado por andrekochhann688, 9 meses atrás

Faça um texto sobre mesopotâmia​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kayraisabellesfernan
2

Resposta:

A Mesopotâmia é a área do sistema fluvial Tigre-Eufrates, o que nos dias modernos corresponde a aproximadamente a maior parte do atual Iraque e Kuwait, além de partes orientais da Síria e de regiões ao longo das fronteiras Turquia-Síria e Irã-Iraque.

Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “terra entre rios”. ... Os persas derrotaram as últimas populações que ocuparam a Mesopotâmia em 539 a.C. Os legados culturais dos povos mesopotâmicos são a arquitetura de seus palácios e templos e o estudo da astronomia e geometria.

A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local. Diversos povos habitaram a Mesopotâmia durante a Antiguidade, entre eles, destacam-se os sumérios, amoritas, assírios e caldeus.

Os primeiros povos que se estabeleceram na região de maneira sedentária foram os sumérios. As primeiras cidades da Mesopotâmia foram fundadas por eles e acredita-se que os sumérios tenham chegado ao local por volta de 5000 a.C. Algumas das importantes cidades construídas pelos sumérios foram Ur, Uruk e Nipur. As cidades sumérias eram consideradas cidades-estado, ou seja, possuíam organização independente uma das outras.

Além disso, atribui-se aos sumérios o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade: a escrita cuneiforme. Criada para manter controle sobre a contabilidade dos palácios reais, essa escrita era feita em blocos de argila com um instrumento pontiagudo chamado cunha.

Principais reis da Mesopotâmia e períodos de reinado:

- Sargão I (rei assírio entre 1920 a 1881 a.C.) - Hamurabi (rei da Babilônia entre 1699 a 1686 a.C.) - Adadenirari I (rei assírio entre 1305 a 1274 a.C.) - Assurdã II (rei assírio entre 935 a 912 a.C.)

espero ter ajudado!!

Respondido por pietra5232
1

Resposta:

Explicação:

A Mesopotâmia é a área do sistema fluvial Tigre-Eufrates, o que nos dias modernos corresponde a aproximadamente a maior parte do atual Iraque e Kuwait, além de partes orientais da Síria e de regiões ao longo das fronteiras Turquia-Síria e Irã-Iraque. A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. A vida social na Mesopotâmia era hierárquica e tendia à hereditariedade, sendo a política fortemente marcada pela autoridade dos sacerdotes e da pessoa do Rei.

Não era, propriamente, um sistema centralizado, havendo diversas cidades-estado que apenas pagavam impostos a um Rei, que detinha poderes plenos apenas em sua própria cidade-estado.

Dividia-se em sete classes, sendo a mais baixa a a dos escravos e a mais alta a dos reis e sacerdotes, que detinham plenos poderes e privilégios. A organização política da Mesopotâmia tinha um soberano divinizado, assessorado por burocratas- sacerdotes, que administravam a distribuição de terras, o sistema de irrigação e as obras hidráulicas.Assim como a maioria dos povos da Antiguidade, os mesopotâmicos eram politeístas. Na Mesopotâmia, um incontável panteão de deuses e semideuses fazia parte da religião.Apesar de a mitologia mesopotâmica ser ampla e complexa, seus deuses se organizavam em uma hierarquia clara, de acordo com a influência de seu poder.

Perguntas interessantes