Português, perguntado por leticiagoulartm7, 11 meses atrás

Faça um texto sobre maus tratos aos animais

Soluções para a tarefa

Respondido por geovaniasouza571
14

"Atirei o pau no gato tô tô, mas o gato tô tô não morreu reu reu" essa cantiga infantil é amplamente popular, embora reflita, tristemente, como a problemática dos maus tratos a animais de rua no Brasil foi banalizada e, consequentemente, passada de geração a geração. É paradoxal, pois, que em um país dito como democrático, a negligência governamental e o individualismo exacerbado da população, façam do Brasil um palco para a covardia praticada contra os animais.

Em primeiro plano, é indubitável que a passividade do Estado em garantir os direitos dos animais que estão preconizados na legislação, é um importante impulsor do problema, já que apesar de haver uma lei que puna criminosos que maltratem animais no país, a falta de fiscalização e a punição branda, perpetuam a problemática, o que demonstra tal falha do governo. Nesse sentido, o sociólogo Zygmunt Bauman desenvolveu o conceito de "Instituição Zumbi", o qual assevera que o Estado perdeu sua função social, contudo, mantém -a qualquer custo- a sua forma. Sendo assim, o governo brasileiro enquadra-se no conceito de Bauman, dado que de forma direta contribui para as mazelas sofridas pelos animais de rua, tais como espancamento e envenenamento.

Outrossim, o individualismo vigente na população hodierna é, certamente, o principal causador do problema, posto que mesmo sendo considerado um ser racional, os maus-tratos sofridos por animais continuamente nas ruas demonstram a bestialidade humana em seu ápice. De acordo o filósofo Artur Schopenhauer, "o homem fez da terra um inferno para os animais". De fato, vê-se diariamente na mídia casos de violência contra bichos indefesos. Logo, esse cenário reflete, lamentavelmente, o egoísmo dos indivíduos, os quais colocam-se como seres supremos, omitindo, porém, que para o pleno desenvolvimento da nação é necessário um equilíbrio entre as espécies que a compõe.

Portanto, de acordo com o supracitado fica evidente a necessidade de mitigar com a problemática. É fulcral, pois, que o Estado -posto que é o responsável por garantir o bem-estar social- adote medidas preventivas e de repressão a violência praticada contra os animais de rua, por meio de fiscalizações periódicas, a fim de permitir a coleta de provas e o posterior processamento dos responsáveis. Além disso, em conjunto com a Mídia deve investir em propagandas que visem desnaturalizar os maus-tratos a animais, com o intuito de inteirar a população sobre o agravamento da questão. Assim, o governo se disvinculará do conceito de Bauman.

Respondido por cinaralyra8
19

É impressionante a quantidade de seres desumanos que se mudam de casa e abandonam cachorros... Largam como se fosse um vaso de planta ou qualquer outro enfeite velho e quebrado que não tem mais serventia. As pessoas não tem nem a capacidade (ou a vergonha na cara) de se desfazerem dos bichos com a dignidade que eles merecem. Ou com o mínimo de dignidade que ainda possa haver em tais pessoas.

Se é preciso se mudar... Se é preciso ir para um lugar menor que não comporte animais... Se é preciso mesmo se desfazer dos bichos de estimação... Que faça! Mas faça direito! Se não for pra ser assim, não tenha animais! Se não for pra cuidar como um ente familiar, ou no mínimo como um ser completamente dependente de cuidados básicos, NUNCA TENHA-OS!

Eu prefiro os que falam: "eu não gosto, não quero, não sei cuidar", do que esses que alegam gostar e pegam para ser brinquedo dos filhos ou protetores da casa.

Bicho não é presente... Compre os de pelúcia!

Bicho não é proteção... Contrate vigilantes!

Se não pode amar os animais, tenha ao menos compaixão!

Um dia a gente envelhece e perde a serventia para a sociedade... E toda a indiferença que a gente lança, volta, não maltratar os animais deveria ser o décimo primeiro mandamento.

Perguntas interessantes