Faça um texto sobre:
Causas da vinda da família real portuguesa para o Brasil
Mudanças na sociedade brasileira por conta dessa mudança
Crise do Antigo Regime
Soluções para a tarefa
Resposta:
causas da vinda da família real:
Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra.Bonaparte negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português.Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a invasão do território português, ocorrida em novembro de 1807.
D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para o Brasil.Neste mesmo documento, ficava estabelecido que as tropas britânicas se instalariam na lha da Madeira temporariamente. Por sua parte, o governo português comprometeu-se em assinar um tratado comercial com a Inglaterra após fixar-se no Brasil.príncipe regente, Dom João, determinou que toda a família real seria transferida para o Brasil. Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas.
mudança na sociedade brasileira por essa mudança:
Dentre as mudanças ocorridas no brasil com a chegada da família real Portuguesa em 1808, pode - se citar:
- abertura dos portos as nações amigas que favoreceu a expansão da economia.
- urbanização do Rio de Janeiro, o que contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cidade.
- criação de teatros bibliotecas e teatros, o que propagou a cultura na sociedade.
- uso de talheres e copos em refeições.
A principal mudança foi a aceleração do processo de independência do país.
crise no antigo regime:
Essa crise é mais conhecida através da Revolução Francesa. O antigo regime era baseado no feudalismo, mercantilismo e absolutismo. Esse modelo era prejudicial para as aspirações burguesas, por causa do mercantilismo... e para os ideais de mais democracia e menos injustiça, parcialidade, privilegios e autoritarismo, que eram a marca do absolutismo. Além disso, o que ainda havia de feudalismo na França era traduzido nos privilégios da nobreza e do clero, que não pagavam impostos e viviam às custas do terceiro estado (povo em geral e burguesia).A crise foi deflagrada pelo enorme rombo nas contas do Estado frances... gastos enormes com guerras e com o luxo da nobreza, clero e reinado... além disso, houve péssimas colheitas nos anos imediatamente anteriores à revolução causadas por secas... mas os impostos continuavam os mesmos.
Resposta:
Motivos da fuga
O exército de Napoleão Bonaparte, 1807 já havia destronado algumas monarquias, entre elas a francesa e a espanhola, se aproximava de Portugal com o mesmo objetivo. Dessa forma, o príncipe regente D. João 6° reuniu, além de suas jóias, livros, móveis, obras de arte e a corte portuguesa para a sua mais rica e exótica colônia: o Brasil
Benefícios para o Brasil
- As ruas do centro da cidade foram pavimentadas;
- Criação do Banco do Brasil, em 12 de outubro de 1808;
- Início da Academia Real Militar, em 1810;
- Inauguração da primeira biblioteca em solo nacional, a Real Biblioteca ( atual Biblioteca Nacional ),em 1811.
Espero te ajudado