faça um texto sobre as transformações da república Romana
Soluções para a tarefa
Em 509 A.C, devido a revolta de plebeus, a monarquia etrusca em Roma teve fim, dando lugar assim à república, que durou cerca de 482 anos (27 A.C).
Estrutura política durante a República Romana
Consulado
composto por dois cônsules.
Senado
os 100 senadores (patrícios) eram escolhidos pelos cônsules;
Assembleia dos Cidadãos
(composta por patrícios) - elaborava leis que eram promulgadas pelo Senado.
Ditadura
convocada pelo Senado em períodos de crise social ou política.
Pretores
poder judiciário.
Censores
responsáveis pela classificação da sociedade de acordo com a renda.
Edis
administradores municipais.
Questores
responsáveis pela administração dos recursos financeiros.
Obs: patrícios (donos das terras).
CARACTERÍSTICAS:
Apesar de serem minoria, a política e assim o poder, se estabelecia na mão dos patrícios (por terem renda maior que a dos plebeus) que sempre procuravam tirar proveito pessoal disso.Sociedade composta por: Patrícios, equestres (comerciantes); plebeus; clientes (agregados dos patrícios); escravos (maioria socialmente).Sociedade patriarcal.A única migalha de democracia que havia, era o direito de voto dos plebeus.Sociedade escravista.
LUTAS SOCIAIS:
As lutas sociais em Roma durante a república ocorreram entre plebeus e patrícios. Motivados pela indignação por falta de direitos sociais e políticos e pela falta de terras, os plebeus se revoltaram e assim se manifestaram contra os patrícios, conquistando o fim da escravidão por dívidas; direito a vetar decisões do Senado que fossem prejudiciais aos plebeus; igualdade civil (liberação de casamento entre plebeus e patrícios); igualdade religiosa (direito de atuarem como sacerdotes) e ampliação de direitos políticos (eleger representantes para diversos cargos políticos).
Junta tudo que vai formar um bom texto, espero ter ajudado!!