Faça um texto sobre a Revolução Russa e seus desdobramentos // Minimo 20 linhas!
Soluções para a tarefa
Resposta:Em virtude dessa manifestação popular e de uma conjuntura política não favorável ao poder despótico de Nicolau II, o czarismo teve fim, sendo constituído em seu lugar um governo provisório, que iria governar o país até a elaboração de uma Constituição para a Rússia. Ainda em fevereiro, os operários de São Petersburgo voltaram a criar os sovietes. Criados inicialmente em 1905, durante a Revolução Russa de 1905, os sovietes eram os conselhos de operários, formados apenas por delegados de origem trabalhadora, e que tinham por função ser um órgão de administração política e econômica. Os sovietes foram constituídos também dentro das fábricas, passando a ser órgãos de gestão do processo de produção.
A existência simultânea da Duma e dos sovietes caracterizou a situação que foi denominada de duplo poder, com a Duma representando os interesses da burguesia e da aristocracia russa, e os sovietes, os interesses dos operários. Mas foram os bolcheviques que conseguiram liderar o movimento, principalmente depois da chegada de Vladimir Ilich Lenin, em abril de 1917. Em outubro de 1917, os bolcheviques e os socialistas-revolucionários de esquerda decidiram pela tomada do poder de Estado. A partir desse momento, os bolcheviques construiriam sua liderança na revolução e um novo Estado na Rússia.
Com a tomada do poder, iniciou-se uma nova etapa da Revolução Russa, caracterizada pela guerra civil, que durou de 1917 a 1921. Os bolcheviques formaram o Exército Vermelho, que cresceu rapidamente, e passaram a enfrentar o Exército Branco, formado por generais ligados à aristocracia e burguesia russa, com o apoio dos países capitalistas do Ocidente. Para organizar o nascente Estado, os bolcheviques adotaram como forma de administração política e econômica o que ficou conhecido como comunismo de guerra, que consistia na militarização do trabalho nas cidades e no confisco da produção agrícola dos camponeses. A guerra civil terminou em 1921 com a vitória do Exército Vermelho, a eliminação da oposição política aos bolcheviques e o desmantelamento do exército de Makhno.
A principal reivindicação dos revoltosos era a eleição de sovietes livres, sem o monopólio bolchevique, em uma posição semelhante a que existiu em fevereiro de 1917. Ameaçados, os bolcheviques esmagaram a revolta, pondo fim à chamada terceira Revolução Russa – depois da primeira de fevereiro de 1917 e a segunda de outubro de 1917 – e consolidando seu poder no comando do Estado. A partir desse momento, iniciava-se o período de construção do Estado soviético, marcado pela reconstrução econômica e pelas lutas de disputa interna ao poder do partido.