, faça um texto relatando a diferença entre Regionalização e Globalização. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
Regionalização
As Regiões Administrativas são autarquias de âmbito regional. São parte do Poder Local. São entidades intermédias, situadas entre o Poder Central e os municípios, eleitos pelas populações e destinadas a complementar a acção municipal. É assim que a Constituição da República as consagra e define estabelecendo que a organização autárquica no país é constituída pelas freguesias, municípios e regiões administrativas. É esta parcela das instituições locais cuja criação está em debate.
A criação das Regiões Administrativas corresponderá no fundamental à possibilidade de conferir, através da eleição directa pelos cidadãos, legitimidade e representatividade democrática a um poder regional não eleito que já hoje exerce um conjunto de funções e competências de nível supramunicipal sem qualquer controlo das populações e dos próprios municípios
Resposta:
Entre o processo de globalização e o de regionalização existe uma relação dialética. De um lado, o processo de regionalização pode ser entendido como uma etapa no processo de globalização, na medida em que a unificação de políticas e regulações em nível mundial pode ser mais facilmente alcançada por etapas, onde cada bloco submete sua área de influência a determinados padrões,facilitando assim as etapas seguintes de integração; por outro lado, a regionalização é também um limite.
É um limite porque esses mesmos pólos disputam entre si o domínio de áreas de influência e tendem, portanto, a delimitar seus campos de influência através de uma série de mecanismos políticos e econômicos, que vão desde tarifas externas comuns, regras de origem, até formas mais profundas de integração, como moeda única, podendo até mesmo chegar à unificação política.
O fato dos fluxos de comércio se concentrarem em primeiro lugar intrablocos, em segundo interblocos e por último entre eles e os não-participantes dos blocos dá uma dimensão clara do seu poder de aglutinação. Hoje, aproximadamente 59% do comércio mundial é realizado intrablocos, 23% entre os três grandes blocos: UE-Nafta Japão/Sudeste Asiático e apenas 13% do comércio mundial ocorre entre os países fora desses blocos.