Sociologia, perguntado por marcioasaf, 1 ano atrás

Faça um texto.

Pierre Bourdieu e a educação no contexto da desigualdades, a educação brasileira e o papel da escola, o conceito de capital cultural e sua relação com o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas brasileiras e os resultados desse trabalho. Até que ponto o capital cultural pode responder pelos processos em curso na dinâmica da escola? A exemplo do modelo francês, a escola brasileira também é conservadora?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
4

Os fenômenos estudados pelo autor dialogam com a sociedade de modo a contribuir com as práticas acadêmicas tendo a observação como um princípio básico.

Sabendo disso, para Bourdieu , a divisão das classes está diretamente relacionada a forma como a sociedade organiza os processos de educação.

Para ser mais exato, a parcela segregada e menos favorecida, carecerá obviamente de atenção e melhorias no seus setores de base, enquanto a parcela financeiramente rica, não precisa dessa manutenção pois ela cresce exponencialmente, e, a educação é ofertada de forma mais consistente. o que reflete no mercado de trabalho e na posição socioeconômica de cada classe social.

Por fim, a educação brasileira é conservadora na prática, porém, se faz necessário que hajam mudanças para quebrar esse paradigma.


Até mais!

Perguntas interessantes