Faça um texto livre sobre o tema (A luta contra o racismo nos EUA e no Brasil)
(Mínimo 25 linhas, máximo 30)
Alguém me ajuda? por favor!!!!
Soluções para a tarefa
Redação: O racismo é o preconceito e descriminação e a crença de que etnia ou raça é superior a outra. Associa-se o racismo ao preconceito contra a pessoas negras e qualquer outra etnia sendo esta indígena, asiática entre outras.
Abolição da escravidão nos EUA: A escravidão nos estados unidos existiu desde o início do período colonial, principalmente de afro- americanos e africanos nas colônias de exploração do Sul. Em 1619 chegou o primeiro navio negreiro no estado da Virgínia e mais tarde, em 1776, a escravidão já era uma prática presente nas Treze Colônias. No ano de 1669 uma lei determinou que se um escravo vier a morrer em consequência de castigos corporais impostos pelo capataz ou por seu amo, não será considerado isso um “delito maior, mas se absolverá o amo”. Essa foi a forma clara de regularizar a escravidão e tornar os escravos uma propriedade. A declaração da abolição da escravatura nos Estados Unidos não conseguiu acabar, de uma hora para outra, com a humilhação, preconceito e violência contra os negros e que, infelizmente, se perpetua até os dias de hoje.
Direito ao voto:
No ano de 1965, Martin Luther King era um dos líderes do movimento negro nos Estados Unidos na luta por direitos civis.
Apesar de sua política de agir sem violência, o ano foi marcado por uma série de manifestações violentas e conflituosas, principalmente no Mississipi. Os atos culminaram na morte de um manifestante negro por um policial branco, o que acalorou todo o país.
Assim, dia 6 de agosto de 1965, o Presidente Johnson, ao lado do Congresso, aprovaram a lei que permitia o voto no Estado.
BLACKPOWER e os PANTERASNEGRAS: Os movimentos como os Panteras Negras organizaram-se para combater o racismo por meio da luta armada, comparecendo em atos e manifestações de maneira violenta para reforçar a necessidade de respeitar o movimento negro, em oposição a estratégia da não-violência defendida pelo reverendo Martin Luther King.
Uma outra importante característica de movimentos como o Black Power foi o combate ao racismo por meio da preservação e exposição da cultura negra, reforçando os cabelos afro como legado da cultura africana, indumentárias coloridas e música.
Racismo no Brasil: O racismo no Brasil pode ser visto como estrutural, ou seja quando é menos perceptível e tratado com certa normalidade. No Brasil, o racismo se faz presente desde a era colonial e escravocrata iniciada no século XVI.
Apenas em 1888, após 358 anos a escravidão foi abolida no país, com a assinatura da Lei Áurea. No entanto, mesmo com a proibição da escravidão, não havia nenhuma política social de inclusão e em defesa de seus direito civis perante a sociedade.
Somente em 1989 com a Lei nº7716, conhecida como lei anti racismo torna-se crime atos discriminatórios por cor e etnia. O crime de racismo no Brasil é inafiançável, isto é o indivíduo deve ser punido sem direito a fiança.
LEIS ABOLICIONISTAS: A abolição da escravidão no Brasil demorou muitos anos para acontecer e foi de uma maneira gradual, através de legislações que buscavam emancipar os escravos, conhecidas como Leis Abolicionistas. Conheça agora algumas dessas leis:
Lei Eusébio de Queiroz- Esta lei foi decretada por consequência da forte pressão da Inglaterra sobre o Brasil, através da lei Bill Aberdeen que tinha como objetivo acabar com o tráfico negreiro no país.
Lei do Ventre Livre- Segundo esta lei todos os filhos nascidos de escravos no ano de 1871 tinham permissão de serem livres, mas somente o dono desses escravos poderiam decidir em que momento aconteceria.
ESPERO TER AJUDADO :)