Faça um texto gigante sobre a consciência negra
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os membros do Afromack são frequentemente convidados para palestrar em diversos eventos de diferentes cursos. Nesta semana, entre os dias 21 e 24, o coletivo realizará no auditório do prédio 9, a Semana da Consciência Negra. Evento que contará com shows e palestras que buscam gerar reflexões sobre o atual espaço que o negro tem ocupado na sociedade.
O presente dia não existe para que fiquemos jogados em nossos sofás e camas colocando em dia os episódios das séries que não terminamos de ver, ou estudando desesperadamente para as últimas provas do semestre. Para Nathália Lourenço, aluna do curso de direito do Mackenzie e membro do Coletivo Afromack, o dia de hoje é antes de tudo ”um dia para criar uma mentalidade em toda a população sobre a importância do negro.” Uma vez que, ainda hoje, os negros continuam sendo discriminados, marginalizados, agredidos e muitos continuam sendo preteridos pelo mercado de trabalho.
Em um país miscigenado em que há um discurso de que todos são iguais e de que todos têm as mesmas oportunidades, há a necessidade de que o Dia da Consciência Negra seja celebrado e refletido em toda a nação, pois longe do discurso, no Brasil real, do dia a dia, percebe-se que a igualdade étnica não é refletida nas condições econômicas, no acesso ao trabalho e à educação e nos locais de poder.
Explicação:
espero ter ajudado(obs: demorou pra escrever) kakakak
Resposta:
Por que escolheram o dia 20 de novembro?
A escolha do dia 20 de novembro não foi aleatória, foi feita por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.
Os quilombos eram comunidades formadas por negros escravizados que fugiam da tirania de seus senhores e escondiam-se em lugares de difícil acesso no meio das matas. O Quilombo dos Palmares foi o maior e mais duradouro dos quilombos registrados pelos estudos historiográficos. Estima-se que a sua formação tenha durado cerca de 100 anos e abrigado entre 20 mil e 30 mil habitantes. A localização territorial do Quilombo dos Palmares era na região da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas.
Zumbi foi um grande líder e representante da resistência negra em sua época. Fontes antigas, que hoje são questionadas pela historiografia, apontam que ele nasceu em Palmares, porém foi capturado e tomado como escravo aos sete anos de idade. Nessa época, Zumbi teria ficado sob os cuidados de um padre jesuíta, que o batizou na tradição católica e o alfabetizou em português e latim. Aos quinze anos de idade, Zumbi teria fugido para o Quilombo dos Palmares e, depois, destacado-se como uma liderança por lá.
Não é possível atestar a veracidade desses dados porque, além de não terem confirmações históricas, é possível que eles tenham surgido em um momento específico, no século XIX, em que a imagem de Zumbi foi construída como um símbolo heróico para a justa defesa da abolição da escravatura. Havia, portanto, um uso político da imagem de Zumbi e uma construção heróica com uma finalidade específica, mas que pode não condizer com a realidade dos fatos sobre a vida do líder de Palmares.