História, perguntado por fm706618oy4zsd, 4 meses atrás

Faça um texto falando sobre a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa

umas 15 a 20 linhas pra cada pfv​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieldonato711
1

REVOLUÇÃO CUBANA

Revolução Cubana foi um processo revolucionário responsável pela derrubada do governo ditatorial imposto por Fulgêncio Batista que resultou na tomada de poder da guerrilha liderada por Fidel Castro no ano de 1959. Apesar de, a princípio, não se basear em uma ideologia socialista, o movimento cubano acabou se alinhando ao comunismo soviético.

Derrotado, Fulgêncio Batista fugiu e se exilou na República Dominicana em 1º de janeiro de 1959.

Logo após a derrota, Fidel Castro se intitulou primeiro-ministro e pouco a pouco foi concentrando o poder em si. Algumas medidas iniciais do novo governo foram: realizou a reforma agrária, acabando com os grandes latifúndios existentes na ilha, e nacionalizou empresas estrangeiras, afetando diretamente os interesses dos Estados Unidos na ilha.

Em janeiro de 1961, os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com Cuba e, em abril do mesmo ano, um ataque contrarrevolucionário que contava com apoio da CIA foi realizado contra o governo de Fidel na Invasão da Baía dos Porcos. As tropas de Fidel Castro conseguiram neutralizar o ataque, porém Fidel Castro alinhou Cuba à União Soviética, declarando Cuba como uma nação socialista como a China de Mao Tse Tung.

REVOLUÇÃO CHINESA

Revolução Chinesa de 1949 consistiu basicamente no processo revolucionário que foi responsável por consolidar a ascensão dos comunistas ao poder da China. Os comunistas na China eram liderados por Mao Tsé-tung e, após anos de guerra civil contra o Partido Nacionalista, conseguiram tomar o poder e iniciar as mudanças que transformaram a China em uma nação comunista.

A ascensão dos comunistas ao poder na China só foi possível a partir de um longo processo de disputa pelo poder na década de 1920. De toda forma, é importante analisar outros processos que aconteceram naquele país desde o início do século XX.

Esse período de 1916 a 1927 foi marcado por uma série de movimentos separatistas. Diferentes províncias do interior da China lutavam por sua independência. Nesse período, formaram-se diferentes zonas de influência sob o comando dos senhores da guerra da China, chefes militares que exerciam o poderio nessas localidades.

Nesse contexto, uma grande força passou a lutar contra os senhores da guerra para garantir a centralização do poder na China: o Partido Nacionalista, também conhecido como Kuomintang. Outro fator que causava grande incômodo nos nacionalistas chineses era a continuidade das forças estrangeiras.

Enquanto tudo isso acontecia no território chinês, outra força despontava naquele país: os comunistas. O fortalecimento do comunismo na China foi inspirado pelo sucesso da Revolução organizada pelos bolcheviques na Rússia em 1917. O fortalecimento do comunismo na China nesse período também esteve diretamente relacionado com o fortalecimento do operariado chinês.

poder dos nacionalistas às grandes cidades. Em janeiro de 1949, Chiang Kai-shek, os nacionalistas e a alta burguesia chinesa abandonaram o país e partiram na direção de Formosa (atual Taiwan).

poder dos nacionalistas às grandes cidades. Em janeiro de 1949, Chiang Kai-shek, os nacionalistas e a alta burguesia chinesa abandonaram o país e partiram na direção de Formosa (atual Taiwan).Em 1º de outubro de 1949, Mao Tsé-tung proclamou a República Popular da China, e as medidas revolucionárias que transformaram a China em uma nação comunista começaram a ser realizadas a partir desse momento.


fm706618oy4zsd: muito obrigado
gabrieldonato711: de nada
Perguntas interessantes