Faça um texto explicativo sobre a importância dos cromossomos para os seres vivos para os seres vivos. É urgente, por favor!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A identificação dos cromossomos humanos é de grande importância para o diagnóstico e para a prevenção de muitas doenças hereditárias. assim, os cromossomos são importantes porque eles definem as caracteristicas adquiridas pelo ser.
Os cromossomos são responsáveis por controlar todas as funções do nosso organismo. Portanto, a importância de saber o que é um cromossomo está em compreender o processo de divisão celular e o conceito de hereditariedade, já que ele controla as funções celulares e carrega todas as informações genéticas dos indivíduos.
Resposta:
O estudo dos cromossomos tornou a vida humana uma vida bem melhor. A descoberta de que os cromossomos conduzem os genes, e, portanto, as informações genéticas, trouxeram grandes possibilidades para a agricultura, por exemplo. Você sabia que o pão que comemos todos os dias é feito da espécie de trigo Triticum aestivum?
Esta espécie tem 42 cromossomos (6 vezes o número haplóide para esta espécie) e ela foi criada a partir do cruzamento e melhoramento genético de pelo menos três outras espécies ancestrais do trigo, que possuíam número cromossômico menor. Esse acúmulo de cromossomos e, portanto, de material genético é mais bem tolerado em plantas do que em animais. As espécies ancestrais do trigo tinham baixa produtividade, grãos pequenos e pouca resistência a eventuais patógenos, características superadas pela espécie atual, aumentando seu valor agricultural, graças ao aumento do número de cromossomos para esta espécie.
No organismo humano, graças aos inúmeros estudos na citogenética e na genética molecular, foi possível estabelecer uma ligação direta entre o número ou estrutura incomum dos cromossomos, bem como variações no DNA, com doenças diversas. Por exemplo, a descoberta do número de 46 cromossomos nas células humanas levou ao estudo de várias síndromes, que estão associadas com número diferente de 46. Como exemplo, posso citar a Síndrome da Down, que é ocasionada pela presença de 3 cópias (ou trissomia) de um dos cromossomos (o cromossomo de número 21), fazendo com que a pessoa tenha 47 cromossomos e não 46 como número total.
Isso é causado por um erro acidental na divisão celular no início do desenvolvimento. Hoje em dia, devido ao avanço tecnológico e também ao conhecimento mais aprofundado dos efeitos da presença deste cromossomo adicional no organismo, as pessoas que tem essa síndrome possuem melhor qualidade de vida, em comparação com alguns anos atrás, quando pouco se sabia sobre a causa clínica dos sintomas presentes nos pacientes com esta trissomia.
Explicação: