Faça um texto explicando as dificuldades que as mulheres passam no cotidiano
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os desafios das mulheres na atualidade
É inegável que o século XX representou um grande avanço em relação aos direitos das mulheres. A constituição de 1934, por exemplo, promoveu, pela primeira vez, a igualdade entre os sexos. Já ao longo do século, as mulheres...
Publicado em 16 de março, 2020
É inegável que o século XX representou um grande avanço em relação aos direitos das mulheres. A constituição de 1934, por exemplo, promoveu, pela primeira vez, a igualdade entre os sexos. Já ao longo do século, as mulheres conquistaram – através de muitas lutas – outros direitos fundamentais, como a possibilidade de votar e ser votada, assim como a proibição da diferença salarial por motivo de sexo.
Na prática, hoje em dia, as mulheres ainda encontram problemas estruturais, antigos e novos, que dificultam a busca por igualdade social em todos os aspectos. Apesar da popularização dos debates sobre a igualdade de gêneros, o feminismo e o combate ao machismo, ainda é comum ler e ouvir relatos sobre desigualdades salariais, violência sexual, feminicídio, baixa representatividade política, entre outros.
Nós, da Estratégia ODS, aproveitamos o Dia Internacional da Mulher, para lançar uma campanha que chamasse a atenção para alguns dos principais problemas enfrentados por elas na atualidade. De fato, poderíamos promover um debate sobre diferentes temas, mas procuramos abordar quatro deles, com dados que relatam o status atual desses problemas. São eles:
Desigualdade racial
De acordo com dados do IBGE divulgados em 2019, referentes a 2018, as mulheres ainda encontram um grande abismo salaria em relação aos homens. No entanto, na comparação entre mulheres brancas e negras, a diferença pode chegar a até 71%
Já em relação à violência, de acordo com o “Dossiê Mulheres Negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil”, feito pelo IPEA, as mulheres negras ainda são as maiores vítimas de feminicídio no país.
Na educação, segundo o mesmo levantamento, apenas 5,2% das mulheres negras no Brasil alcançam o ensino superior, contra 18,2% das mulheres brancas.